Fechar
GP1

Esportes

Botafogo promete ir à Justiça Comum contra arbitragem após perder título

Para a equipe, há erros claros de arbitragem que fizeram com que o Botafogo não fosse campeão brasileiro.

O Botafogo parece querer ir até as últimas instâncias para provar que perdeu o Campeonato Brasileiro por culpa da arbitragem. Nesta quarta-feira (6), o clube divulgou uma nota oficial em que pede para que o STJD “tome providências” em relação aos supostos erros de arbitragem baseados no relatório da “Good Game!”, empresa contratada por John Textor.

O clube afirma em seu texto que encaminhou um ofício a José Perdiz, presidente do STJD, pedindo que o tribunal “tome providências”. O Botafogo diz que o relatório foi construído “por uma respeitada empresa de análise orientada para a tecnologia que prepara rotineira avaliações de árbitros e manipulação de jogos”.

Foto: Vitor Silva/ BotafogoJohn Textor, dono da SAF do Botafogo
John Textor, dono da SAF do Botafogo

De acordo com a SAF, a instância máxima do futebol nacional pode não ser suficiente para que o clube prove seu ponto, e então, se necessário for acionar a Justiça Comum para apurar os fatos, assim será feito.

O Glorioso afirma que sugeriu algumas ações visando a melhoria da arbitragem brasileira, entre elas a regulamentação da profissão, independência institucional e a criação de um ranking de árbitros de acordo com erros.

Confira a nota do Botafogo

"O Botafogo enviou, nesta quarta-feira (6), um ofício ao Presidente do STJD, José Perdiz, e ao Procurador-Geral do STJD, Ronaldo Piacente, solicitando que sejam tomadas providências com base em relatórios independentes emitidos por uma respeitada empresa de análise orientada para a tecnologia que prepara rotineiramente avaliações de árbitros e manipulação de jogos, relatórios para órgãos do futebol e como testemunha especializada em questões perante os tribunais. O ofício é apoiado por uma análise completa da conduta dos árbitros e participantes das partidas em vários jogos impactantes da Série A de 2023.

O Botafogo também sugeriu a intervenção do Tribunal para a elaboração de propostas e a adoção de medidas efetivas voltadas à melhoria e ao desenvolvimento da arbitragem e do futebol nacional:

Regulamentação da profissão de árbitro de futebol profissional;

Independência institucional entre a entidade que regula a arbitragem de futebol profissional e a entidade organizadora da respectiva competição;

O acompanhamento técnico-científico dos lances e indicadores das partidas de futebol profissional masculino, com a contratação de empresas de auditoria independente, especializadas na análise de dados desportivos;

Criação de ranking de árbitros baseados nos erros cometidos ao longo do campeonato e, com base neste ranking, a adoção de critérios de promoção e rebaixamento para árbitros;

Transparência na escalação de árbitros para partidas de futebol profissional; além de outras medidas que venham a ser indicadas.

O Botafogo reforça que envidará os maiores esforços no sentido de apurar os fatos narrados e contribuir para a evolução do futebol brasileiro, inclusive acionando a Justiça Comum, após esgotadas as instâncias da Justiça Desportiva".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.