Fechar
GP1

Esportes

Nelson Piquet é condenado a pagar multa por comentário racista

O ex-piloto proferiu ofensas racistas e homofóbicas contra o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton.

Nessa sexta-feira (24), a Justiça do Distrito Federal condenou o ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet a pagar multa no valor de R$ 5 milhões por comentários racistas e homofóbicos proferidos contra o piloto britânico Lewis Hamilton. As falas de Piquet foram feitas em uma entrevista que foi publicada na internet em 2021.

Durante a entrevista, é possível ouvir Nelson Piquet pronunciar as seguintes falas: “O Keke? Era uma b*#a. Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico Rosberg). Ganhou um campeonato. O neguinho – se referindo a Lewis Hamilton – devia estar dando mais c# naquela época e estava meio ruim”, afirmou Piquet.

Foto: Reprodução/ TwitterNelson Piquet e Lewis Hamilton
Nelson Piquet e Lewis Hamilton

A entrevista aconteceu em novembro de 2021, mas o público só teve o devido conhecimento do caso em 2022, quando as falas de Piquet foram compartilhadas nas redes sociais. O caso ganhou grande repercussão e chegou ao conhecimento de Lewis Hamilton, que comentou sobre o assunto em suas redes sociais. Em sua postagem, o piloto britânico afirmou que “é necessário mudar mentalidades arcaicas”.

A ação na Justiça foi aberta pela associação Educafro, do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo, e pela Aliança Nacional LGBTI+.

O responsável por tomar a decisão foi o juiz Pedro Matos de Arruda, que afirmou que o comentário proferido pelo ex-piloto não pode ser menosprezado, pois tem a capacidade de influenciar no comportamento de seus admiradores. “Esta ofensa é intolerável, mais ainda quando se considera a projeção que é dada quando é uma pessoa tão reconhecida e tão admirada como o réu. Assim, tenho que o dano moral coletivo está caracterizado, porque houve ofensa grave aos valores fundamentais da sociedade”, comentou o juiz.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.