Fechar
GP1

Esportes

Atlético assina com a Libra enquanto Grupo União se une a LFF

Grupo capitalizado por Botafogo, Cruzeiro, Coritiba e Vasco assina com a LFF que perdeu Galo para Libra.

Mais mudanças acontecem nos blocos comerciais que se formaram sob o holofote da criação da Liga Unificado do futebol brasileiro. Após formarem um bloco a parte, denominado Grupo União, Botafogo, Vasco, Coritiba e Cruzeiro se uniram novamente à Liga Forte Futebol e juntos, assinaram um acordo com a Serengeti Asset Management e a Life Capital Partners para os próximos 50 anos. O acordo começa a valer em 2025.

O acordo não foi assinado por todos os clubes que compõem a LFF. De acordo com o comunicado conjunto das instituições, fora os quatro, outros 13 times do bloco são signatários do acordo celebrado. Os valores do acordo devem chegar a R$ 4, 5 bilhões pela venda dos direitos de transmissão ao grupo.

Foto: Fortaleza ECFortaleza vence a Águia de Marabá na Copa do Brasil
Fortaleza é um dos líderes da LFF

Apesar do acordo assinado, a LFF perdeu um forte componente. Pressionados pelo grupo BTG, o Atlético-MG, um dos fundadores do Forte Futebol comunicou nesta terça-feira (11) que deixou o bloco e assinou com a Libra.

“Por decisão do órgão colegiado, o Galo decidiu aderir à Libra (Liga do Futebol Brasileiro), por entender que essa mudança representará, no longo prazo, maiores benefícios financeiros e institucionais para o clube. O Atlético sempre lutou por maior equidade e equilíbrio entre os times do futebol brasileiro e seguirá, na Libra, defendendo firmemente suas posições”, publicou o clube em nota.

De acordo com o balanço do próprio Galo, o clube tem uma dívida de R$ 168 milhões a ser quitada junto ao banco BTG, que pressionou a equipe – já em discussões cada vez mais avançadas sobre tornar-se uma SAF – para que fechasse com a Libra, que tem o acordo que melhor remunera as equipes.

Uma diferença fundamental entre os dois blocos comerciais e seus potenciais acordos é que o fundo Mubadala-Libra topa comprar 12,5% da participação de cada clube pelos próximos 50 anos. Na LFF, porém, essa fatia corresponde a 20% de cada associado, pelos mesmos 50 anos.

Veja nota da LFF

É com satisfação que Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Vasco e Liga Forte Futebol anunciam que firmaram um acordo de investimento com a Serengeti Asset Management e a Life Capital Partners para os próximos 50 anos, a partir de 2025.

Em consonância com este acordo, que estabelece um mesmo modelo comercial válido para todos os clubes, decidimos unificar nossos esforços e formar um bloco comercial único para a venda coletiva de nossos direitos de transmissão a partir de 2025 e nos 50 anos subsequentes.

Ao considerarmos os últimos 5 anos, nosso bloco comercial será composto na média por 13 times jogando na série A do Campeonato Brasileiro, apresentando uma média de 6.5 jogos por rodada.

Esses 4 clubes se reuniram com o propósito de ser a ponte entre os clubes da Liga Forte Futebol e da Libra, incentivando o diálogo com todos os clubes com o objetivo de criar a tão almejada Liga Unificada no Brasil.

Acreditamos que esta nova parceria fortalecerá o futebol brasileiro, tornando-o mais competitivo, atrativo, sustentável e capaz de nos próximos anos disputar uma posição entre as maiores ligas do mundo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.