Fechar
GP1

Esportes

Campeã olímpica de vôlei Walewska Oliveira morre aos 43 anos

A ex-central estava aposentada, desde o fim da temporada 2021/2022. A atleta caiu do 17º andar.

A campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim, em 2008, Walewska Moreira de Oliveira, morreu aos 43 anos, nessa quinta-feira (21) na cidade de São Paulo. A atleta foi a óbito após cair do 17º andar do prédio onde morava.

A ex-jogadora, que anunciou a sua aposentadoria das quadras no final da temporada de 2021/2022, estava em São Paulo para divulgar a sua biografia que foi lançada em março deste ano. Além disso, Wal, como era conhecida, lançaria uma linha de chocolates saudáveis. O último clube que a central jogou foi o Praia Clube.

Foto: Reprodução/InstagramWalewska Oliveira morre aos 43 anos
Walewska Oliveira morre aos 43 anos

Antes da conquista do ouro nas Olímpiadas de Pequim 2008, Walewska conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Ainda com a camisa do Brasil, a central faturou o Pan-Americano em 1999, a Copa dos Campeões em 2013 e três títulos do Grand Prix. Além da carreira de destaque na seleção brasileira, Wal foi destaque dentro dos clubes brasileiros. A mineira atuou por Rexona/Ades, Vôlei Amil e Dentil Praia Clube.

Já no vôlei internacional, Walewska também foi destaque, onde conseguiu atuar em clubes de diferentes países. Na Itália, a central jogou pelo Sirio Perugia, na Espanha atuou pelo Grupo 2022 Murcia e encerrou a passagem no exterior na equipe russa do VC Zarechie Odintsovo.

O Praia Clube, último time que Walewska atuou, publicou uma nota de pesar, lamentando a morte da atleta.

"O vôlei brasileiro e a comunidade esportiva perderam uma verdadeira lenda, e nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento difícil. Que sua memória e legado continuem a brilhar como uma fonte de inspiração para as gerações futuras. A camisa número 1, usada por Wal, foi eternizada na nossa equipe em 2022 e será para sempre lembrada", diz a nota.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também lamentou a morte da ex-jogadora, onde prestou condolências aos familiares e amigos, e relembrou as conquistas de Walewska Oliveira com a camisa da seleção.

Confira a nota

Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira. Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.