Fechar
GP1

Esportes

Piauiense Guilherme Portela é campeão da etapa do Brasileiro de Enduro

Além disso, o Piauí conquistou mais quatro pódios no torneio, que ocorreu no último fim de semana.

Entre os dias 5 e 7 de abril ocorreu o Enduro Extreme, terceira prova do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, realizado na cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia. Válida pelas 9ª, 10ª, 11ª e 12ª etapas do nacional, a disputa contou com a nata do motociclismo off road, com pilotos de vários estados em busca dos valiosos pontos para seguir na disputa do campeonato, que termina no final do ano. O Piauí foi bem, com destaque para o piloto de Teresina Guilherme Portela, que foi o campeão da categoria Graduado.

Além de Guilherme (Gas Gas Brasil), que é o atual campeão piauiense de enduro de regularidade e foi vice-campeão brasileiro júnior em 2020, o Piauí contou com mais oito pilotos da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), alguns também foram muito bem e tiveram seus lugares no pódio.

Foto: Divulgação/ AscomGuilherme Portela
Guilherme Portela

Senhor do Bonfim, que fica a 750 km de Teresina, recebeu dezenas de competidores e suas equipes, numa prova marcada por terreno de trilhas com muitas pedras e uma sequência de serras e morros, muito mais do que os pilotos piauienses são acostumados a trilharem em solo natal. “Foi uma prova digna de Brasileiro, muito dura e técnica”, disse Portela, que ficou mais entusiasmado a disputar as demais etapas do Brasileiro, entre elas o Enduro da Polenta, no final de maio, no Espírito Santo, e o Ibitipoca, em agosto, provas tradicionais do calendário.

Guilherme está liderando o campeonato nacional em sua categoria. Na primeira prova, o Rally Cerapió, entre Ceará e Piauí, ficou em 3º; na segunda, o Rally dos Pampas, no Rio Grande do Sul, ficou em 5º lugar.

No Enduro Extreme, também na categoria Graduado, o piloto da cidade de Picos, Francisco Matos Araújo subiu ao pódio em 4º lugar. Na categoria Over-35, dois piauienses no pódio, Marcos Vinicyus Santos, de Picos, ficou na 2ª colocação, e Lenilson de Freitas Viana, de Teresina, pontuou em 3º; Ryan Medeiros de Sousa, de Floriano, ficou em 10º lugar. Na Over-45, o piloto de Floriano, Aislan Lira, ficou na 11ª colocação. Na categoria Intermediária (antiga Júnior), mais dois piauienses pontuaram: Douglas Tarquino da Silva, de Caracol, subiu ao pódio em 4º, e Rodrigo Barros, de Teresina, ficou em 7º. Para fechar, na categoria Novato, o piloto de Floriano, Cláudio Rafael Mousinho, pontuou na 15ª colocação.

As próximas etapas do Brasileiro serão disputadas no Enduro Ipês Off-Road, em Minas Gerais, nos dias 04 e 05 de maio. O evento é supervisionado pela Confederação Brasileira de Motociclismo. O presidente da FMP, Zenardo Maia, disse que os competidores piauienses são hábeis e sempre se destacam em competições importantes Brasil afora, uma prova de que o Piauí sempre foi celeiro de grandes pilotos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.