Fechar
GP1

Internacional

Vaticano revela testamento deixado pelo Papa Francisco; confira

O pontífice pediu que seu túmulo fosse simples, construído no chão, com uma única inscrição na lápide.

O Vaticano tornou público, nesta segunda-feira (21), o testamento deixado por papa Francisco, que faleceu aos 88 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiocirculatório irreversível. No documento, o pontífice expressa com clareza sua última vontade: ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma — e não na tradicional Basílica de São Pedro, no Vaticano.

No texto, Francisco revela que escreveu suas últimas disposições “sentindo que se aproxima o crepúsculo da vida terrena”, mantendo “viva a esperança na Vida Eterna”. O papa ressaltou que sua vida e ministério sempre foram confiados à Virgem Maria, razão pela qual deseja "descansar eternamente no santuário mariano que sempre visitava antes e depois de suas viagens apostólicas".

Foto: Reprodução/XPapa Francisco
Papa Francisco

Túmulo simples e sem ornamentações

O pontífice pediu que seu túmulo fosse simples, construído no chão, entre a Capela Paulina — onde está a imagem da Salus Populi Romani, símbolo da devoção mariana dos papas — e a Capela Sforza. A única inscrição desejada na lápide é: “Franciscus”.

Todas as despesas com a preparação da sepultura já estavam previstas e serão cobertas por um benfeitor designado pelo próprio pontífice. Os recursos serão transferidos à Basílica por meio de monsenhor Rolandas Makrickas, responsável pelo Capítulo Liberiano, que administra o local.

Mensagem final e oferenda de sofrimento

Ao concluir o testamento, Francisco agradeceu aos que o acompanharam em vida e pediu orações por sua alma. Também afirmou que os sofrimentos que enfrentou nos últimos tempos foram oferecidos a Deus como um gesto pela paz mundial e pela união entre os povos. “Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim. O sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos", finalizou.

Foto: Reprodução/XPapa Francisco na pandemia
Papa Francisco na pandemia

Leia o testamento completo

Sentindo que se aproxima o crepúsculo da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas no que se refere ao local da minha sepultura.

Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde me dirigia para rezar no início e ao término de cada Viagem Apostólica, a fim de confiar com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo cuidado dócil e materno.

Peço que minha sepultura seja preparada no lóculo da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da mencionada Basílica Papal, conforme indicado no anexo incluído.

O túmulo deve ser na terra; simples, sem decoração especial e com a única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia de um benfeitor que determinei ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, e sobre a qual forneci as devidas instruções a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim. O sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->