Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Assis critica gestão de Firmino Filho e faz alerta ao prefeito

"É preciso ter cuidado para não jogar pedra no outro. A saúde em Teresina não é mérito de Teresina. A Saúde que funciona bem em Teresina é a Saúde do Estado", disparou Assis.

O deputado federal Assis Carvalho (PT) decidiu se insurgir às declarações do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) que tem sido duro nas críticas a uma suposta ingerência do governo Wellington Dias (PT-PI) com relação a saúde do estado, sobretudo, da Capital. Assis rebateu afirmando que a rede de Saúde que funciona é a do Estado e não a de Teresina.

Carvalho afirmou que mais de 50% do que é destinado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fica em Teresina que mesmo assim, não tem oferecido um serviço de qualidade aos pacientes. O petista ainda fez um alerta: “é preciso ter cuidado para jogar pedra no outro”.

“Vamos dar a Cesar o que é de Cesar. É preciso ter cuidado para não jogar pedra no outro. A saúde em Teresina não é mérito de Teresina. A Saúde que funciona bem em Teresina é a Saúde do Estado. Se pegar a maternidade do município é a que sobrecarrega a do Estado. Ninguém está colocando isso. As unidades de saúde de Teresina andam longe das do estado. Por mês, Teresina recebe 52% de todo o recurso do SUS do Piauí para uma população de 27%”, disparou Assis que não parou por aí.

O deputado federal citou algumas unidades de saúde para embasar seus argumentos em contraponto as reclamações de Firmino que em diversos momentos, afirmou que Teresina carrega a saúde do Estado nas costas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Assis Carvalho Deputado Assis Carvalho

“Onde se tem os hospitais mais referenciados é do Estado. A Maternidade Evangelina Rosa [só passa por dificuldades], porque a do município não funciona e termina sobrecarregando. O Natan Portela, o Hospital Areolino de Abreu, o HGV. Essa rede é toda do Estado, não é de Teresina. O HU foi o PT que concluiu e vem fazendo um bom serviço. O Hospital da Polícia Militar nós investimos também e é do Estado”, ratificou Assis.

O interior

Assis Carvalho citou as unidades de saúde do interior que, de acordo com ele, mesmo prestando bons serviços acabam recebendo menos repasses que Teresina.

“Hoje o Hospital de Oeiras, por exemplo, é o quarto colocado em cirurgias, mas, não recebe o correspondente. O dinheiro vem para Teresina e a gente fica fazendo serviço em Oeiras sem a proporcionalidade que trabalha. O Hospital de Piripiri é um orgulho, de Esperantina, o de Bom Jesus. Tem hospitais no interior que funcionam mal? Tem, como tem em Teresina. Me fale a relação dos hospitais municipais de Teresina para ver qual funciona bem. Os do Estado funcionam bem, do Município não. Não estou culpando ninguém, agora precisa ter cuidado para não jogar pedra no outro. Não tire o cisco do olho do vizinho enquanto tem uma prancha no seu”, arrematou Assis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assis Carvalho afirma que gestão de Firmino Filho está cansada

Fernando Said rebate Assis e diz que prefeitura sustenta Saúde do Estado

Firmino Filho rebate Assis e diz que Wellington faz gestão pífia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.