Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Davi Alcolumbre e Maia participam do Congresso das Cidades em Teresina

O governador Wellington Dias, os senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer e o prefeito Firmino Filho, dentre outros políticos, também estiveram presentes.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 29 Themístocles Filho e Gustavo Canuto Themístocles Filho e Gustavo Canuto
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 29 Alcolumbre, Wellington Dias e Rodrigo Maia Alcolumbre, Wellington Dias e Rodrigo Maia
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 29 Autoridades no Congresso das Cidades em Teresina Autoridades no Congresso das Cidades em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 29 Ciro Nogueira participa do Congresso das Cidades Ciro Nogueira participa do Congresso das Cidades
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 29 Abertura do Congresso das Cidades Abertura do Congresso das Cidades
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 29 Ministro Gustavo Canuto Ministro Gustavo Canuto
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 29 Rodrigo Maia Rodrigo Maia
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 29 Jonas Moura Jonas Moura
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 29 Freitas Neto Freitas Neto
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 29 Congresso das Cidades é realizado pelo Sebrae Congresso das Cidades é realizado pelo Sebrae
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 29 Congresso das Cidades em Teresina Congresso das Cidades em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 29 Wellington Dias e Rodrigo Maia Wellington Dias e Rodrigo Maia
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 29 Congresso das Cidades foi realizado no Atlantic City Congresso das Cidades foi realizado no Atlantic City
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 29 Autoridades no Congresso das Cidades Autoridades no Congresso das Cidades
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 29 Congresso das Cidades Congresso das Cidades
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 29 Ciro Nogueira Ciro Nogueira
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 29 Ciro Nogueira e Marcelo Castro Ciro Nogueira e Marcelo Castro
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 29 Davi Alcolumbre, Wellington Dias e Rodrigo Maia Davi Alcolumbre, Wellington Dias e Rodrigo Maia
Marcelo Cardoso/GP1 19 / 29 Davi Alcolumbre Davi Alcolumbre
Marcelo Cardoso/GP1 20 / 29 Assis Carvalho Assis Carvalho
Marcelo Cardoso/GP1 21 / 29 Freitas Neto e Regina Sousa Freitas Neto e Regina Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 22 / 29 Segunda edição do Congresso das Cidades Segunda edição do Congresso das Cidades
Marcelo Cardoso/GP1 23 / 29 Alcolumbre e Wellington Dias Alcolumbre e Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 24 / 29 Políticos presentes Políticos presentes
Marcelo Cardoso/GP1 25 / 29 Zé Filho Zé Filho
Marcelo Cardoso/GP1 26 / 29 Governador Wellington Governador Wellington
Marcelo Cardoso/GP1 27 / 29 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 28 / 29 Discurso de Wellington Dias Discurso de Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 29 / 29 Rodrigo Maia Rodrigo Maia

Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, participam, nesta segunda-feira (06), da segunda edição do Congresso das Cidades, evento do Sebrae, realizado no Atlantic City. O governador Wellington Dias, os senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer e o prefeito Firmino Filho, dentre outros políticos, também estiveram presentes.

Em entrevista à imprensa, Alcolumbre falou do projeto que prevê maior celeridade no repasse das emendas parlamentares aos estados e municípios. “Nós apresentamos essa propositura, senadores e deputados abraçaram essa causa, nós votamos no Senado, as duas matérias estão na Câmara dos Deputados e logo teremos a promulgação das duas emendas constitucionais que vão dar condições para que um parlamentar possa portar uma emenda direta na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE)”, afirmou.

“Isso é um sonho porque a burocracia do estado brasileiro é gigante, então você fica dependendo do título de uma área, de uma certidão de licenciamento ambiental, de um documento do cartório, aguardando um órgão do Estado Brasileiro avaliar se a licitação que foi feita corresponde dentro dos critérios estabelecidos na legislação”, elencou o senador.

Para o presidente do Senado, essas dificuldades acabarão com aprovação das emendas. “Agora a gente vai tirar tudo disso e vai ter condições de apresentar emenda direito no FPM e FPE além do que nós não nos demos conta do quanto isso vai economizar para o estado”, declarou.

“Vocês imaginam só, o prefeito tendo recurso ele vai poder baratear a obra, não vai ficar submetido a uma tabela da Caixa Econômica Federal que muitas das vezes entrava a vontade de um empresário de fazer uma praça mais barata, mas fica preso àquela regra estabelecida, o município tendo recurso, as obras vão ser barateadas, o recurso vai ser mais bem aproveitado pelo prefeito e governador, e as coisas vão acontecer”, defendeu.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, destacou qual é o papel do ministério. "O Ministério do Desenvolvimento Regional tem como objetivo reduzir essas desigualdades, então o pensamento é regionalizado. Não podemos ver o país como um só corpo, temos que analisar suas diversidades e agir de forma diferente para cada estado, para cada região. A região Nordeste é uma região que precisa de apoio, que precisa de recurso adicional para desenvolver todo o seu potencial, que tem muito".

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia falou sobre a polêmica envolvendo o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Para ele, o Coaf pode ficar tanto no Ministério da Justiça quanto no da Economia. "O Ministério da Economia e o Ministério da Justiça vão ter o mesmo rito. Acho que está tendo um debate, uma polêmica em alvo do próprio representante do Coaf. O Coaf estar no Ministério da Economia como sempre esteve no Brasil em várias e grandes economias no mundo é o caminho correto e em justificativa também para estar no Ministério da Justiça. É uma decisão que caberá às próximas semanas ao parlamento, Mas não acho que tem prejuízo ficando na Justiça, muito menos ficando na Economia", explicou.

"O Coaf tem feito um grande trabalho nos últimos anos estando no Ministério da Economia. Essa polêmica é uma polêmica que nos tira do fundamental. Vamos discutir o fundamental, vamos discutir a Previdência, vamos discutir Segurança Pública, o projeto do Moro, em enfrentamento ao crime organizado acho que é mais produtivo do que ficar nessa discussão", alertou.

A decisão ficará para a próxima semana. "O plenário da comissão vai discutir essa semana e na próxima semana o plenário da Câmara decide se essa estrutura fica na Economia ou na Justiça. Acho que para o cidadão brasileiro e para o controle da movimentação financeira não há nenhum prejuízo ficando em um ministério ou em outro", enfatizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.