Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho diz que critérios não foram seguidos para reabrir comércio

“Precisamos evoluir em critérios como aumentar as vagas de UTI, baixar a hospitalização e baixar o número de óbitos", disse Firmino.

Há quase um mês o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) apresentou sete critérios que deverão ser alcançados para iniciar a flexibilização das atividades econômicas da Capital. Ele informou, durante live nesta quarta-feira (24), para apresentar os dados da 10ª etapa de investigação sorológica do novo coronavírus na Capital, que alguns desses critérios ainda estão em condições críticas.

“Precisamos evoluir em critérios como aumentar as vagas de UTI, baixar a hospitalização e baixar o número de óbitos. Esses são critérios que nos preocupam, sobretudo, no que diz respeito aos números de UTI”, informou o prefeito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se aproxima de 80% na cidade. O ideal é que essa taxa fique entre 70%, 50%. “Para a reabertura, é fundamental uma diminuição na quantidade de óbitos”, reforçou Firmino.

Os leitos de UTI covid-19 estão com 77,43% da ocupação. Quando se retiram os leitos pediátricos, neonatais, obstétricos e de reserva, a situação se agrava e a ocupação ultrapassa os 80%.

Os 7 critérios

1- Medir e monitorar a taxa de reprodução da covid-19. Um dos mecanismos são as pesquisas de investigação sorológica realizadas em Teresina. Quando a taxa de reprodução for menor que 1, a disseminação da doença estará desaparecendo

2 – Diminuição do número de internações. Só podem ser reabertas as atividades com segurança quando existir uma tendência na quantidade de internações

3 – Diminuição do número de óbitos

4 – Disponibilidade de 30% de leitos de observação e 30% de capacidade de leitos de enfermaria

5 – Disponibilidade de 30% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

6 – Aumento na quantidade de testagens

7 – Rastreamento das pessoas contaminadas

NOTICIAS RELACIONADAS

Firmino Filho defende lockdown como condição para reabrir o comércio

Covid-19: Firmino Filho apresenta dados da nova pesquisa sorológic

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.