Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho diz que houve aumento de 39% nos casos de covid-19

Teresina registrou 217.673 casos positivados, o que corresponde a 25.11%. A sondagem também revelou uma subnotificação 21 vezes maior que os casos oficialmente registrados, que somam hoje 10.

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) anunciou os dados da 13ª etapa de pesquisa sorológica realizada entre os dias 11 e 13 de julho. De acordo com o chefe do Palácio da Cidade, houve um aumento de 39% na quantidade de casos positivados para o novo coronavírus (covid-19).

Segundo a pesquisa, a Capital já registra 217.673 casos confirmados, o que corresponde a 25,11% de toda a população de Teresina. A sondagem também revelou uma subnotificação 21 vezes maior que os casos oficialmente registrados, que somam hoje 10.185. Na pesquisa passada, eram 156.623 positivados.

O prefeito falou que duas hipóteses são consideradas para esse crescimento. A primeira, por conta da reabertura de algumas atividades econômicas, ou então, as pesquisas anteriores podem ter revelado números diferentes da real situação do vírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino Filho Prefeito Firmino Filho

“Com isso pode ter ocorrido uma correção de rota. Pois muitas cidades chegam no pico com porcentuais de 20%. A queda das notificações se deve a massificação dos testes. A subnotificação continua a ser algo relevante”, disse Firmino.

O prefeito de Teresina advertiu que será necessário esperar o resultado da próxima pesquisa para compreender a real motivação para o aumento da curva de casos positivos.

Segue a reabertura

Apesar dos dados negativos, a segunda etapa da reabertura prevista para o dia 22, continua mantida. “Está mantida, mas se a próxima pesquisa revelar hipótese do aumento provocado pela reabertura, o calendário pode retroceder e a gente pode cancelar”, afirmou Firmino.

Transmissibilidade

O índice de transmissibilidade também apresentou um aumento. O chamado R0 (R zero) voltou a ficar acima de 1, atingindo 1.14. Na pesquisa passada, ficou em 0.72. “A gente pode compreender que o R0 fica em torno de um 1 ou que na semana passada ocorreram mais contágios. Vamos saber no próximo final de semana”, detalhou o prefeito.

Leitos de UTI não covid

A ocupação dos leitos não covid-9 chegou a 71,58% e Firmino disse que esse crescimento preocupa, pois a desobediência ao isolamento pode ser a causa desse aumento. Do total de 292 leitos, 209 estão ocupados.

Leitos de UTI covid-19

A ocupação dos leitos de UTI é de 77,27%. São 352 leitos e desse total, estão ocupados 272 e 80 desocupados. “A tranquilidade é com o Hospital de Campanha João Claudino. Colocamos 24 leitos e começou a funcionar. Mas teve uma pane no sistema de ar-condicionado. Nessa manhã começaram a funcionar normalmente”, destacou Firmino.

Firmino disse ainda que o pico de coronavírus no Piauí deve ocorrer no final de julho. “O único estado com crescimento de casos é o Piauí. O pico no Piauí vai ser no final de julho e o pico de mortes será no início de agosto. A rede de Teresina precisa se preparar”, afirmou o chefe do Palácio da Cidade.

NOTICIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino Filho apresenta resultado de nova pesquisa sorológica

Teresina registra mais de 2.600 recuperados da covid-19, diz FMS

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.