Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Onze presos fogem da Penitenciária Regional de Esperantina

A Sejus-PI informou que a unidade prisional passará por processo de reforma e aparelhamento tecnológico na segurança, através do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí.

Onze presos fugiram da Penitenciária Regional de Esperantina, no Norte do Piauí, na madrugada deste sábado (11), mas quatro deles já foram recapturados pelos agentes penitenciários.

Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), agentes estão em busca dos outros sete presos que fugiram. Os detentos tiveram êxito na fuga através de um buraco, no pavilhão D. As forças de segurança pública e as equipes que fazem a guarda prisional já foram informadas do caso e iniciaram o processo de captura dos detentos fugitivos.

Segundo o gerente da Penitenciária de Esperantina, Agnaldo Lima, a segurança na unidade está sendo reforçada. “Temos trabalhado, diuturnamente, para manter a ordem no presídio. Nas últimas semanas, evitamos a ocorrência de fugas, impedindo várias tentativas de presos fugirem. Embora tenha acontecido esse episódio, continuaremos reforçando a segurança e trabalhando, proativamente, na administração da penitenciária”, disse.

  • Foto: Divulgação/SejusPresos recapturadosPresos recapturados

A Sejus-PI informou que a unidade prisional passará por processo de reforma e aparelhamento tecnológico na segurança, através do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí, que está sendo executado pelo órgão. Os presos capturados são Evandro Pinheiro de França, Anderson Bruno Aguiar Costa, Josenildo Sousa Dias e Francisco Cesanildo da Silva Santos. Este último ficou ferido durante a fuga e recebeu atendimento médico. Os detentos serão colocados em área de triagem e será aberto um procedimento administrativo com medidas disciplinares aos presos.

Os detentos ainda foragidos são Alefy Danilo Alves Cardoso, Cristian Jeferson Feitosa, José Francisco Pereira Neto, Evandro Pinheiro de França, Júlio Clécio de Sousa Costa, Maylson José Ferreira dos Santos e Manoel Elenilson Santos Sousa. Recentemente, o GP1 noticiou que durante vistoria realizada na Penitenciária de Esperantina, os agentes penitenciários descobriram uma grande quantidade de armas artesanais e um aparelho celular no pátio do presídio.

Sinpoljuspi

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Zé Roberto, informou que o caso de fuga é algo rotineiro, e em virtude da atual situação, esse fato continuará se repetindo. “A história novamente se repete em Esperantina. É uma unidade que tem uma estrutura deficiente por demais, desde do seu nascimento, em 2002, quando foi construída e inaugurada. Não há iluminação e nem cerca elétrica. Os muros são baixos. O reforço na segurança é feito por cachorros, galinhas, patos e gansos, comprados pelos agentes penitenciários, para dar o alerta na hora dessas fugas”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Zé Roberto, presidente do SinpoljuspiZé Roberto, presidente do Sinpoljuspi

“Não tem policiais militares nas guaritas. No decorrer de uma forte chuva que durou a noite toda, eles aproveitaram esse momento e empreenderam fuga. Infelizmente é necessário dizer que essa história se repetiu hoje (11) e vai se repetir muito ainda. São 400 presos na unidade e cinco agentes penitenciários no plantão, daí fica difícil fazer a contenção desse tipo de problema”, complementou Zé Roberto.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.