Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina fiscaliza estabelecimentos comerciais

Continua valendo os decretos estadual e municipal que proíbe a abertura do comércio não essencial na capital piauiense.

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Gerência de Controle e Fiscalização (GCF) da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul fiscalizou na manhã desta segunda-feira (6) estabelecimentos comerciais em bairros da zona sul de Teresina. A fiscalização acontece em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar do Piauí.

Em entrevista ao GP1 o gerente de fiscalização do código de postura da SDU Sul, Rogério Rodrigues, explicou que somente comércios essenciais estão abertos, mas as filas ainda continuam grandes porque as pessoas ainda não se conscientizaram que é necessário fazer o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fiscal da prefeituraFiscal da prefeitura

"O que a gente tem constatado é que muitas lojas estão fechadas, o problema é que a população em alguns serviços não aguenta ficar em casa e sai, aí aglomera e dá essa sensação de que está tudo aberto e não está. Só estão abertas as lojas que podem, de ração, frigorífico, lotérica, só que aglomera e as pessoas não entendem essa situação de dar um tempo”, afirmou.

Rodrigues chamou atenção para uma loteria no bairro Morada Nova, que estava com cerca de 50 pessoas na fila. "Ali tem mais de 50 pessoas em filas, no sol quente, sem máscaras, aglomeradas e isso é que acontece. Se as pessoas se conscientizassem, a situação seria mais rápida. A tendência do pico do vírus é agora em abril, se a população ficasse em casa, mais rápido o comércio abriria e voltava à normalidade”, continuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1FiscalizaçãoFiscalização

O gerente de fiscalização citou ainda que alguns estabelecimentos estão tentando burlar os decretos. Postos de combustíveis, por exemplo, podem funcionar das 7h às 19h, mas conforme Rodrigues, alguns ainda tentam funcionar após o horário permitido.

O comerciante Leidson Lima, dono de uma lanchonete no bairro Morada Nova disse que após o decreto só tem trabalhado com delivery. Leidson concorda que deve haver fiscalização para que os decretos municipal e estadual sejam mantidos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dono do estabelecimento comercialDono do estabelecimento comercial

"A gente está trabalhando só com entrega. A pessoa liga, vem buscar e leva. A gente não está permitindo aglomerado aqui. A gente está com delivery aqui também, os entregadores vem do Ifood. Está dando certo. É um pouco difícil, mas é necessário. A gente tem que trabalhar em cima disso, porque não é só cuidar das pessoas que vem, é cuidar de nós. A fiscalização é boa para isso, para a gente manter a ordem e a gente está tomando as providências”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: decretos de Wellington Dias e Firmino Filho entram em vigor

Wellington Dias prorroga decretos e quarentena vai até 30 de abril

Firmino Filho assina novo decreto de calamidade e mantém isolamento

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.