Fechar
GP1

Brasil

Renovação da CNH exigirá curso e prova teórica a partir de junho

A medida vale em todo o território nacional a partir de junho deste ano.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que obriga os motoristas que quiserem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a fazer um curso teórico e uma prova. A medida vale em todo o território nacional a partir de junho deste ano, mas se a renovação for feita até o dia 5 do mesmo mês, o motorista deve apenas fazer o exame médico.

O curso tem duração de 10 horas/aula e deve ser feito a cada cinco anos. É possível optar por aulas presenciais ou à distância e o motorista deve acertar pelo menos 70% das 30 questões da prova. Apesar de poder escolher a forma como assistirá as aulas, a prova só poderá ser aplicada presencialmente.

Caso o motorista não passe no teste, poderá fazer uma prova 5 dias depois do resultado. Caso continue sem passar, o condutor deve fazer o curso novamente. Os motoristas que exercem atividades remuneradas em veículos (transporte de carga e passageiros) não serão obrigados a fazer o curso, mas devem fazer outro de maior duração, a cada 5 anos.

O Denatran diz que o curso serve para “atualizar as informações e os conhecimentos sobre a legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.