Fechar
GP1

Piauí

Suspensão de bolsas vai prejudicar pesquisas na UFPI, diz professor

Em entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (10), o professor Welter Cantanhêde explicou quais as bolsas que serão afetadas.

No início do mês de maio, o Governo Federal anunciou a suspensão da concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), 78 bolsas serão afetadas com a medida.

Em entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (10), o professor Welter Cantanhêde explicou quais bolsas serão afetadas. “Foram 78 bolsas no total, sendo 30 bolsas de mestrado, 47 bolsas de doutorado e uma bolsa de pós-doutorado. Quatro programas foram impactados com a perda dessas bolsas, 3 programas da área de Ciências Agrárias – de Ciência Animal e o de Agronomia e Agricultura Tropical, outro programa também de Ciências Agrárias, mas do campo de Bom Jesus que foi o de Agronomia, Solos e Nutrição de Plantas e o programa de Antropologia aqui do Centro de Ciências Humanas e Letras. Foram esses 4 programas”, afirmou.

“Nós recebemos ofício da Capes explicando que alguns programas teriam suas bolsas congeladas, que essas bolsas iriam ficar com os programas até os discentes defenderem os seus trabalhos, depois essas bolsas voltariam para a Capes, não seriam mais dos programas”, declarou o professor.

Mesmo com essa medida, o professor se mostrou otimista no sentindo de que pode reverter essa situação. "É um prejuízo, vai impactar muito as nossas pesquisas, com produção cientifica, produção de patente, desenvolvimento de novos projetos, produtos, serviços, mas nós temos condições de recuperar e tentar trabalhar para reverter essa situação", declarou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UFPI tem mais de 80 bolsas de pós-graduação canceladas pelo MEC

Capes bloqueia 2,7 mil bolsas de mestrado e doutorado

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.