Fechar
GP1

Belém - Pará

PF apura fraude em laudos para obtenção de porte de arma de fogo

Mandados de busca foram cumpridos, para apurar crimes de associação criminosa e falsidade ideológica.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (26), a Operação Psiquê, e cumpriu três mandados de busca e apreensão, em Belém, no Pará. A investigação apurou a prática dos crimes de associação criminosa e de falsidade ideológica na emissão de laudos psicológicos, que são utilizados nos requerimentos de aquisição e de porte de arma de fogo.

De acordo com a PF, os investigados são responsáveis por emitir laudos de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, sem a realização de consultas, nem testes exigidos por lei, bem como de simular o atendimento dos requisitos previstos no Estatuto do Desarmamento, para o interessado em armas, obter a autorização de aquisição junto a Polícia Federal.

Foto: Divulgação/ Polícia FederalPolicial federal deflagrando a Operação Psiquê em Belém
Policial federal deflagrando a Operação Psiquê em Belém

Ainda segundo a PF, tal prática delituosa, além de configurar os crimes investigados, contribui também para a insegurança social, pois, desse modo, coloca armas nas mãos de cidadãos, cujas aptidões para tal são desconhecidas.

Os investigados pela emissão de laudos ideologicamente falsos e pelo crime de associação criminosa, caso sejam condenados, podem receber penas que variam de dois a seis anos de prisão e multa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.