Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professor Robert Bandeira diz que Lula se fortalece com a condenação

“Politicamente acredito que ele saiu fortalecido, lógico que isso só se saberá com novas pesquisas de opinião. Caso ele venha a ser impedido de concorrer às eleições”, disse o cientista polít

O professor e cientista político Robert Bandeira, concedeu entrevista ao GP1, nesta quinta-feira (25), e fez uma análise do impacto da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para ele, o resultado do julgamento serviu para fortalecer o ex-presidente e acredita que novas pesquisas atestarão um posicionamento ainda melhor do petista frente a opinião dos brasileiros.

“Politicamente acredito que ele saiu fortalecido, lógico que isso só se saberá com novas pesquisas de opinião. Caso ele venha a ser impedido de concorrer às eleições”, disse o cientista político.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Entrevista Robert BandeiraEntrevista Robert Bandeira

Robert disse que diante desse bom posicionamento, caso Lula realmente não concorra, a população acataria um nome indicado por ele como candidato. “Creio que boa parte dos seus eleitores votará em quem ele indicar, assim politicamente ele se fortalece”, completou o professor.

Bandeira ainda colocou que as pesquisas terão papel preponderante nesse momento, inclusive, acredita que um possível substituto de Lula poderia sair de dentro do próprio PT, sobretudo, devido a fragilidade de confiança nos que se apresentam como aliados.

“Um bom instrumento é a pesquisa de opinião, realizar cenários com possíveis candidatos sem a presença de Lula. Em relação ao perfil, acredito que deva ser do próprio PT, já que os aliados mostraram como se comportam”, concluiu.

A condenação

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), negou nesta quarta-feira (24), o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra a condenação a 9 anos e 6 meses de reclusão no caso tríplex do Guarujá, determinada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.

O ex-presidente foi condenado por unanimidade, 3 a 0, pelos desembargadores Victor Laus, João Pedro Gebran Neto e Leandro Pausen. A pena foi aumentada para 12 anos e 1 mês de reclusão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.