Fechar
GP1

Floriano - Piauí

TJ cobra devolução de inquérito que investiga Joel Rodrigues

Procurada pelo GP1, a assessoria de comunicação da Delegacia Geral do Piauí informou que o inquérito não consta nos cartórios da delegacia.

O Tribunal de Justiça do Piauí solicitou a Delegacia Geral de Polícia Civil a devolução dos autos do inquérito policial que investiga o prefeito de Floriano Joel Rodrigues da Silva por apropriação indébita previdenciária.

O inquérito foi enviado em janeiro deste ano para Delegacia Geral para conclusão das investigações, pelo prazo improrrogável de 90 dias, conforme decisão do relator, desembargador Jose Francisco do Nascimento.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Joel RodriguesJoel Rodrigues

Finalizado o prazo, o processo não foi devolvido, o que motivou o envio de ofício, no dia 18 de outubro deste ano, com a solicitação de devolução assinado pelo coordenador judiciário criminal do TJ, Raimundo Antônio Cardoso.

Entenda o caso

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues da Silva (PTB), está sendo investigando em inquérito policial por suposta apropriação indébita previdenciária, crime previsto no art.168-A, do Código Penal.

Segundo representação feita em 2013 pelo ex-prefeito Gilberto Júnior, Joel Rodrigues deixou de recolher à Previdência Social as contribuições descontadas dos segurados do Fundo Previdenciário Municipal de Floriano no período de novembro de 2011 a dezembro de 2012, bem como a parte patronal referente ao período de julho de 2007 a dezembro de 2012. A dívida do município com o fundo previdenciário referente ao período totaliza o valor de R$ 6.178.580,07 (seis milhões, cento e setenta e oito mil, quinhentos e oitenta reais e sete centavos).

O prefeito Joel Rodrigues foi ouvido acerca dos fatos investigados e afirmou que, “em razão da descentralização da gestão administrativa do município, a execução orçamentaria de cada Secretário era realizada pelo próprio Secretário, ou seja o ordenador de despesas, sendo estes responsáveis pela contratação de bens e serviços, bem como pelo seu pagamento, inclusive no que tange às contribuições sociais”.

O Inquérito tramitou na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo – DECCOTERC, onde Joel Rodrigues foi indiciado pelo delegado Roberto Carlos Sales da Silva através de relatório conclusivo em 29 de novembro de 2013.

O inquérito foi enviado ao Tribunal de Justiça do Piauí em decorrência do foro por prerrogativa de função (foro privilegiado).

O relator é o desembargador José Francisco do Nascimento.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a assessoria de comunicação da Delegacia Geral do Piauí informou que o inquérito não consta nos cartórios da delegacia.

A secretaria de Governo de Floriano enviou uma nota afirmando que a denúcia do ex-prefeito foi motivada por perseguição política.

Confira a nota na íntegra:

Nota da Secretaria de Governo de Floriano

O secretário de Governo James Rodrigues, comentou a reportagem, dizendo que a denúncia do ex- prefeito, foi motivada por perseguição política, e enfatizou que todas as contas do prefeito Joel Rodrigues foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, inclusive referentes ao período em que foi denunciado, e que Joel Rodrigues sempre esteve à disposição dos órgãos, sejam eles de fiscalização ou da justiça, para prestar todos os esclarecimentos necessários. Na nota o secretário lembrou que, em 26 anos de vida pública, Joel Rodrigues nunca sofreu qualquer tipo de condenação na justiça.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.