Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Kássio Nunes Marques é empossado como ministro do STF

Respeitando uma tradição do STF, Kássio foi conduzido ao plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo na casa e por Alexandre Moraes, o mais novo a tomar posse antes de Nunes Marques

O piauiense Kássio Nunes Marques, 48 anos, foi empossado como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quinta-feira (05), em uma cerimônia rápida e virtual em Brasília.

O evento contou com as presenças do presidente da casa, ministro Luiz Fux, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os presidentes do Senado e Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Rodrigo Maia (DEM-RJ), os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, o procurador-geral Augusto Aras e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kassio Nunes Kassio Nunes

Respeitando uma tradição do STF, Kássio foi conduzido ao plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo na casa e por Alexandre Moraes, o mais novo a tomar posse antes de Nunes Marques.

O primeiro nome indicado por Bolsonaro à Corte tem sinalizado a preferência por votos curtos e portas abertas no gabinete para ouvir parlamentares e colegas do tribunal. A intenção é anunciar de forma mais rápida as decisões, com menos retórica. Em conversas reservadas, Nunes Marques - como será oficialmente chamado - tem dito que o juiz deve se expressar no voto, no acórdão, e não fazer um discurso sobre aquilo que vai julgar.

O estilo do novo ministro é bastante diferente daquele protagonizado por seu antecessor, o ministro Celso de Mello. O antigo decano do Supremo, que se aposentou em outubro, após 31 anos na Corte, ficou conhecido pela erudição e referências históricas ao proferir os votos.

Kássio Nunes Marques

O piauiense, natural de Teresina, tem 48 anos de idade e poderá permanecer no STF até 2047, quando completará 75 anos, idade pela qual os ministros se aposentam de forma compulsória, pela regra atual do STF.

Por 15 anos, ele foi advogado e fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Desde 2011, o novo ministro do STF é um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que fica sediado em Brasília. Ele foi escolhido para o tribunal pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro nomeia Kassio Nunes Marques para vaga no STF

Juízes avaliam que Kássio Marques vai trabalhar com equilíbrio e zelo

Ciro Nogueira diz que Kássio Marques será presidente do STF em 10 anos

Confira as principais declarações de Kássio Marques na sabatina para o STF

Kássio Marques é aprovado pelo Senado e assumirá vaga no STF

CCJ do Senado aprova indicação de Kássio Marques para vaga no STF

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.