Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: prefeito Firmino Filho admite adotar lockdown em Teresina

“Se eventualmente os dados continuarem a piorar, a partir da próxima semana nós já temos que iniciar nosso processo de debate, de planejamento sobre um eventual lockdown”, disse Firmino Filho

O prefeito Firmino Filho afirmou no início da tarde desta quarta-feira (06) que vai avaliar a necessidade de lockdown em Teresina, o que permitirá adoção de medidas mais restritivas como bloqueio de circulação de pessoas em ruas e avenidas da Capital.

Segundo Firmino Filho, a Prefeitura de Teresina está realizando um levantamento até o final desta semana e, logo em seguida, caso haja necessidade de endurecer as medidas de contenção ao novo coronavírus, vai solicitar ao Governo do Estado a determinação de lockdown ou, em último caso, acionar a Justiça para determiná-lo.

“Nós temos que aguardar os dados desse fim de semana, pois se eventualmente os dados continuarem a piorar, a partir da próxima semana nós já temos que iniciar nosso processo de debate, de planejamento sobre um eventual lockdown, ainda neste mês de maio. O Governo do Estado tem os instrumentais para fazer esse gesto, a Prefeitura não os tem. Portanto, após os dados deste fim de semana, nós vamos procurar o governador para que ele assim o faça ou, eventualmente, vamos procurar a Justiça para que ela determine, caso venha ser necessário ao longo dessas próximas semanas”, disse Firmino Filho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

A possibilidade surgiu em razão dos baixos índices de isolamento social, que vêm caindo diariamente. Nessa terça-feira (05), Teresina atingiu o patamar de 38,9% de isolamento social, quando o ideal é 73%.

Firmino Filho não descartou ainda outras medidas de penalizar o comerciante que possa insistir em permanecer aberto, em descumprimento ao decreto municipal. “Aqueles comerciantes que estão desrespeitando as regras do decreto, nós vamos criar novas penalidades, que incluem postergação da suspensão das atividades. Por exemplo, se nós vamos voltar o trabalho no dia 1º de junho, aqueles que desrespeitaram o isolamento hoje só vão poder voltar no dia primeiro do mês seguinte, vamos dar 30 dias a mais de suspensão, quem for reincidente vai receber 60 dias a mais de suspensão e quem pela terceira vez persistir vai ter seu alvará de funcionamento cancelado de forma definitiva”, acrescentou.

Atualmente, o município de Teresina possui 580 casos confirmados do novo coronavírus, com 14 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: taxa de isolamento social cai para 38,9% em Teresina

Maioria de infectados por covid-19 são empresários, diz Prefeitura de Teresina

Teresina é a segunda capital do Nordeste com menos casos de covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.