Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Feminicídios em 2020: 25 mulheres foram assassinadas no estado do Piauí

Segundo levantamento feito pelo GP1, em todos os meses do ano houve morte de mulheres, sendo que a maioria foi assassinada pelo companheiro ou ex-companheiro.

O estado do Piauí registrou 25 feminicídios (homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher) neste ano de 2020. Segundo levantamento feito pelo GP1, em todos os meses do ano houve morte de mulheres, sendo que a maioria foi assassinada pelo companheiro ou ex-companheiro.

Já nos dados oficiais disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí consta a morte de 24 mulheres porque foram consideradas os assassinatos ocorridos no período de janeiro a novembro.

Um estudo realizado em parceria entre sete veículos de jornalismo independente, chamado Um Vírus e Duas Guerras, que visa monitorar a evolução da violência contra a mulher durante a pandemia mostrou que dos 20 estados pesquisados, o Piauí está entre os 13 com índice acima da média nos casos dos assassinatos de mulheres, entre março e agosto, com 0,64 feminicídios por 100 mil mulheres.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do 180 (Central de Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar), e ainda através dos aplicativos Salve Maria e Direitos Humanos BR.

Janeiro

O primeiro feminicídio foi registrado no dia 12 de janeiro em Campo Maior quando Maria Caroline Macena da Costa, de 38 anos, foi assassinada com um tiro no pescoço. O principal suspeito de cometer o crime é o companheiro da vítima, identificado como José Roberto Costa dos Anjos. Ele foi preso no mesmo dia do crime e no dia 2 de junho foi pronunciado para ir a julgamento pelo Júri Popular.

Seis dias depois um outro feminicídio foi registrado, só que desta vez em José de Freitas. Maria do Socorro Morais, de 56 anos, foi assassinada com três facadas no dia 18 de janeiro, no quintal da própria residência, na rua Joaquim da Cunha, bairro Bom Princípio. Ela foi encontrada nua com três perfurações de arma branca, sendo duas na barriga, e uma nas partes íntimas. Não há informações sobre autor ou motivação do crime.

Uma mulher de aproximadamente 40 anos, identificada apenas como Neta, foi assassinada com três tiros, no dia 26 de janeiro, dentro do próprio bar, no bairro Vermelho, na cidade de São João do Piauí. Segundo a Polícia Militar, Neta estava em seu bar, quando por volta de 20h, foi surpreendida por um homem identificado como Robson que efetuou três tiros que atingiram o rosto dela.

Fevereiro

No mês de fevereiro foi registrado um feminicídio. Gildete Moreira dos Santos, 54 anos, foi assassinada a facadas e seu corpo foi encontrado no dia 20 de fevereiro, por volta de 7h na localidade Poço dos Cachorros, no munícipio de Caracol. João Batista Pereira da Rocha foi preso no mesmo dia acusado de assassinar Gildete. Eles eram vizinhos.

No entanto, no dia 2 de dezembro, o juiz de direito Robledo Moraes Peres de Almeida, da Vara Única da Comarca de Caracol, revogou a prisão preventiva de João Batista Pereira da Rocha e determinou a expedição de seu alvará de soltura.

Março

No mês seguinte, duas mulheres foram vítimas de seus companheiros. No dia 7 de março, Maria Jarcileide Ribeiro, de 45 anos, foi assassinada com várias facadas, no centro da cidade de Padre Marcos. O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que fugiu, mas acabou sendo preso pela Polícia Militar em Alegrete do Piauí. Ele não teve o nome divulgado.

A segunda vítima foi morta, no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina, no dia 20 de março. Sara Araújo foi assassinada a tiros dentro de seu apartamento e o principal suspeito é o namorado, que deixou o celular no local. A filha de Sara estava no apartamento, mas não ficou ferida. Ele foi preso no dia 12 de junho, no Maranhão.

Abril

No dia 11 de abril, a médica Caroline Naiane Brito Barbosa, de 33 anos, foi assassinada a facadas na frente da filha, pelo ex-marido, Kelson Alencar, no condomínio Colinas do Poty, no bairro Primavera, zona norte de Teresina. Logo após cometer o crime, ele pegou seu veículo e se chocou contra uma carreta na rodovia BR 316, próximo ao Rodoanel de Teresina e morreu na hora.

Foto: Reprodução/FacebookNeta, Sara e Caroline
Neta, Sara e Caroline

Maio

Em maio, foi registrado um feminicídio. O crime aconteceu no município de Caracol, no dia 20 de maio, quando Marlene Silva Santos, de 28 anos, foi assassinada a facadas na Rua Domingos, no bairro Cruzeiro. O companheiro da vítima, identificado como Leonardo Pereira dos Santos foi preso suspeito de cometer o crime.

No dia 24 de maio, Francisca Fernanda Félix Gomes, 20 anos, morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), depois de passar 75 dias internada. Ela havia dado entrada no HUT em 12 de março deste ano, depois de ter sido agredida a pauladas pelo ex-companheiro, no bairro Jacinta Andrade, zona norte de Teresina.

Junho

Três mulheres foram mortas no mês de junho. Cíntia Maria Alves da Cruz, 32 anos, foi encontrada morta em uma rede dentro de sua residência, na noite de 12 de junho, no município de União. Jonny Cardoso Pereira, companheiro da vítima, foi preso suspeito do crime. No dia 29 de julho, o juiz Roberth Rogerio Marinho Arouche recebeu a denúncia tornando o acusado réu.

No dia 23 de junho, Célia Maria da Silva Rocha foi assassinada com um disparo de arma de fogo, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do estado. Não há informações sobre autor do crime ou motivo.

Foto: Reprodução/FacebookCinthia e Lia Vanessa
Cinthia e Lia Vanessa

No dia seguinte, em São Miguel do Tapuio, Lia Vanessa, de 37 anos, foi morta por asfixia, dentro da própria residência na localidade Lagoa dos Campelos. O principal suspeito do crime é o esposo da vítima, identificado como Antônio Fagner de Aguiar.

Julho

Francisca Soares foi assassinada, na noite de 19 de julho, com vários golpes de faca na cidade de Piracuruca, região Norte do Piauí. O companheiro da vítima, identificado como Rocha Brito, é o principal suspeito de ter cometido o crime na presença da enteada, de apenas 4 anos de idade. O crime ocorreu na residência do casal, onde também funciona uma farmácia de propriedade dos dois.

A lavradora Maria da Paz morreu, no dia 25, após ser atingida com três tiros na cabeça em uma mercearia na zona rural do município de Santa Cruz do Piauí. O ex-companheiro da vítima é o principal suspeito de cometer o crime.

Agosto

Cleonice Pereira Martins, 62 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa, na manhã de 17 de agosto, no bairro Malvinas, na cidade de Uruçuí. Um dos filhos da vítima, que morava com ela, foi conduzido como suspeito para a delegacia para prestar esclarecimentos sobre a morte de Cleonice.

Doze dias depois, Evellin Rodrigues, de 24 anos, foi assassinada com cinco golpes de faca e um de machado na madrugada de 29 de agosto, na porta de casa, no bairro Sertanejo, no município de Paulistana. O suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, com quem ela tem um filho. No dia 30 de setembro, Joab dos Santos Campos se tornou réu do crime depois que o juiz Denis Deangelis Brito Varela recebeu a denúncia.

Setembro

Duas mulheres foram assassinadas em setembro. A agente comunitária de saúde identificada como Helena Pereira da Silva, de 45 anos, foi assassinada a tiros e facadas, no dia 5, na zona rural do município de Alvorada do Gurgueia. O principal suspeito do crime é o ex-marido da vítima, que não tinha se conformado com o término do relacionamento. Ele foi preso dois dias depois do crime.

Foto: Reprodução/FacebookEvellin, Helena e Miriam
Evellin, Helena e Miriam

Miriam Silva de Santana, de 27 anos, foi brutalmente assassinada com várias facadas, no dia 8 de setembro, dentro de casa no Loteamento do Mérito, no município de Bom Jesus, no Sul do Piauí. O suspeito do crime é o próprio marido, identificado como Paulino da Silva Rodrigues, que foi preso em flagrante.

No dia 24 de setembro, o juiz Elvio Ibsen Barreto de Souza Coutinho recebeu a denúncia contra Paulino o tornando réu pelo crime de feminicídio.

Outubro

No mês de outubro três mulheres foram mortas. Júlia Soares Brandão, de 52 anos, foi assassinada, na manhã de 2 de outubro, com um tiro no peito no bairro Vamos Ver o Sol, na zona sul de Teresina. O suspeito do crime é o ex-genro da vítima identificado como Charles de Gois Nunes. Ele foi preso no dia 8 de outubro após se apresentar no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

O segundo feminicídio ocorreu, no dia 17 de outubro, em Castelo do Piauí, quando Tatiana Ferreira Matos, de 28 anos, foi assassinada com sete golpes de faca pelo namorado, identificado como Francisco Evaldo Soares Fernandes, que confessou o crime e foi preso em flagrante pela polícia.

Foto: Reprodução/FacebookJúlia e Tatiana
Júlia e Tatiana

Suzana da Cunha Castro, 21 anos, foi morta a facadas pelo ex-companheiro, Gilvan Moura Guerra, de 42 anos, no dia 31 de outubro, no município de Corrente. Mesmo após ter recebido um golpe de faca, a vítima ainda conseguiu correr, mas faleceu a poucos metros de sua residência, já próximo da BR 135.

Novembro

Na noite de 21, Francisca Ferreira dos Santos foi assassinada com oito golpes de faca na cidade de Oeiras. O principal suspeito é o próprio companheiro da vítima, identificado como Francisco das Chagas Pereira do Nascimento, que foi preso.

Uma mulher identificada como Maria da Conceição morreu, na noite do dia 25, após levar um tiro no braço no município de Esperantina, região Norte do Piauí. A mulher foi socorrida até o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, mas teve um infarto e veio a óbito logo após dar entrada na unidade de saúde. O principal suspeito de efetuar o tiro é ex-marido da vítima que não aceitava o fim do relacionamento entre os dois.

Em Barras, o corpo de Maria Luzia Dias dos Reis, de 38 anos, foi encontrado em avançado estado de decomposição, no dia 30, por volta de 13h30 na Vila França. A vítima foi encontrada sem lábios e sem o cabelo.

Dezembro

Em dezembro, foi registrado um femincídio, que não entrou na estatística da Secretaria de Segurança que coletou dados até o mês de novembro. No dia 7, Lia Raquel Carvalho Silva, de 33 anos, foi encontrada morta no bairro São João, na cidade de Campo Maior. O principal acusado de cometer o crime é o ex-marido da vítima, identificado como Jhonatas Mendes. Não há informações sobre a prisão do acusado.

Foto: Reprodução/WhatsAppLia Raquel Carvalho Silva
Lia Raquel Carvalho Silva

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grávida é assassinada e jogada às margens de rodovia em Teresina

Jovem de 21 anos é morta a facadas pelo ex-companheiro em Corrente

Mulher é encontrada morta com marcas de violência em Campo Maior

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.