Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Nouga Cardoso diz que retorno das aulas vai depender da decisão do COE

Inicialmente a previsão é de que as aulas retornem de forma híbrida na rede municipal de ensino no dia 22 de fevereiro.

O secretário de educação Nouga Cardoso disse, na manhã desta quarta-feira (27), que o retorno das aulas na rede municipal de ensino vai depender da recomendação do Centro de Operações em Emergências (COE), que avalia a situação da covid-19 em Teresina.

De acordo com o secretário, a decisão avalia a evolução do vírus e as restrições que estão sendo tomadas para evitar a propagação e consequentemente um novo pico da doença na Capital. Inicialmente, a previsão é de que as aulas retornem de forma híbrida no dia 22 de fevereiro.

Foto: Lucas Dias/GP1Secretário Nouga Cardoso
Secretário Nouga Cardoso

“Nós estamos debruçados nessa questão do retorno, mas a cada dia há uma novidade em se tratando da evolução do coronavírus. A Semec está planejada para o retorno no dia 22, então se for permitido pelo COE e pelo Governo do Estado o funcionamento das escolas de forma híbrida, estaremos em condições de receber de forma híbrida os nossos alunos. Por outro lado, se não for possível, teremos que retornar de forma 100% remota e estamos preparados também para essa modalidade. Mas tudo isso vai depender da evolução da doença”, explicou Nouga.

O período de matrículas já iniciou, mas a princípio estão sendo matriculados apenas os alunos veteranos das escolas da rede municipal. Ainda segundo o secretário, a expectativa é que haja uma alta no número de matrículas em comparação ao ano anterior, já que muitos pais estão migrando os filhos da rede privada para a rede pública de ensino.

“Neste momento estão sendo feitas as matrículas daqueles alunos veteranos e posteriormente se fará o cadastro das matrículas novas. A expectativa é que o número de solicitação de matrículas aumente em percentuais não presenciados nos anos anteriores, em função de que a covid-19 trouxe dificuldade financeira em muitas famílias e muitas tiveram que migrar seus filhos da rede privada para escola municipal”, explicou.

Pagamentos de estagiários

O secretário se manifestou acerca dos atrasos no pagamento de estagiários que atuam pela Secretaria Municipal de Educação. Nouga informou que o repasse dos valores correspondente às bolsas deverá ser feito em breve ao CIEE, empresa responsável pela admissão dos estagiários.

“Infelizmente os estagiários continuam sem receber o dinheiro, mas a Semec e a Secretaria de Finanças estão em plena concordância de que eles estão a reivindicar um direito que lhe são assegurados em função do trabalho desenvolvido. Os expedientes da Semec solicitando o pagamento à secretaria de finanças já foi feito e esperamos que tão logo a secretaria possa estar repassando esses recursos à empresa que foi contratada para admitir os estagiários, no caso o CIEE”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.