Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: COE alerta para colapso em Teresina e defende lockdown

O comitê concluiu que Teresina está em fase de aceleração descontrolada da pandemia, e indicou a suspensão de todas as atividades e serviços, com exceção das essenciais.

O Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE) de Teresina, encaminhou na última quarta-feira (10) documento a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recomendando a adoção de medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus na capital, dentre elas, o fechamento de todas as atividades sociais e econômicas, mantendo o funcionamento apenas dos serviços essenciais. O comitê alerta que a capital vive um risco iminente de colapso.

Confira aqui o documento na íntegra.

De acordo com a análise situacional do COE, atualmente Teresina se encontra na fase vermelha, considerando as métricas de acompanhamento do fluxo de flexibilização das atividades por macrorregiões do “Pacto de Retomada Organizada no Piauí - COVID-19”, desenvolvido pelo Governo do Estado.

Os especialistas do comitê enumeram fatores que apontam situação de “ameaça muito alta” na capital, dentre elas, a taxa de ocupação de UTIs acima de 90% e a dificuldade de ampliação desses leitos, além da escassez de pessoal insumos e equipamentos na rede de saúde.

Diante disso, o COE, se referenciando na Organização Mundial da Saúde (OMS) e no Ministério da Saúde, concluiu que Teresina está em fase de aceleração descontrolada da pandemia, e indicou a adoção do Distanciamento Social Ampliado (DAS) e suspensão de todas as atividades e serviços, com exceção daquelas consideradas essenciais.

“No momento atual, a epidemia de covid-19 em Teresina encontra-se em fase de aceleração descontrolada, com situação de vulnerabilidade elevada, ameaça muito alta e risco muito alto ou extremo, com risco iminente de colapso assistencial. Ao sopesar as vantagens e desvantagens elencadas para as diferentes amplitudes de medidas restritivas (DSA versus lockdown), bem como seus respectivos impactos sobre a economia, saúde e sociedade, de acordo com as normativas institucionais, está indicado o Distanciamento Social Ampliado no município de Teresina, caracterizado por: medidas de distanciamento social avançado e manutenção apenas dos serviços essenciais, com reavaliação periódica da situação”, diz o parecer do COE.

O documento é assinado pela por Amaríles Borba, médica diretora de Vigilância em Saúde da FMS; Maria do Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS; Walfrido Salmito de Almeida Neto, coordenador médico do COE Municipal; Marcelo Adriano da Cunha e Silva, virologista; Kelsen Dantas Eulálio e Norma Salmito, ambos infectologistas.

Entidades também recomendam lockdown

Nesta sexta-feira (12) o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí, a OAB Piauí, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), assinaram nota conjunta pedindo a determinação de medidas mais rígidas de combate à covid-19 no estado, dentre elas, o fechamento de todas as atividades e serviços, com exceção daqueles considerados essenciais, pelos próximos 14 dias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.