Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Pacientes morrem em ambulância a espera de leitos, diz prefeito de Campo Maior

Em nota, a Sesapi garantiu que os óbitos registrados não aconteceram dentro de ambulâncias.

Em meio ao colapso na rede de saúde do estado, vivenciado nas últimas semanas, por consequência da pandemia da covid-19 (coronavírus), dois pacientes morreram na noite desta terça-feira (23), dentro de uma ambulância, devido a falta de leitos disponíveis no Hospital Regional de Campo Maior.

Em entrevista ao GP1, o prefeito do município, Joãozinho Félix, confirmou o fato e lamentou que a situação tenha chegado a esse ponto. Segundo o prefeito, o hospital de Campo Maior não possui leitos de UTIs, mesmo sendo o maior hospital da região e que atende a 22 municípios do estado. Ainda segundo o gestor, os pacientes que chegam ao hospital a procura de atendimento precisam ser "acomodados" dentro de ambulâncias do SAMU, visto que não há disponibilidade de leitos no local.

Foto: Reprodução/FacebookJoãozinho Félix
Joãozinho Félix

Joãozinho Félix disse ainda que diante dessa escassez, a Prefeitura de Campo Maior já buscou firmar uma parceria com o Governo do Estado a fim de que seja possível estabelecer melhorias ao hospital e assim poder atender às demandas de pacientes com covid-19.

“Estamos há mais de um mês tentando sensibilizar o secretário de saúde do estado e o governador, de que a covid estava avançando em Campo Maior e estamos sem as condições adequadas, pois o hospital da cidade não possui UTIs e atende à 22 cidades”, lamentou.

O prefeito explicou que a situação do hospital é lastimável e os pacientes que precisam ser internados, ficam em algumas camas disponibilizadas, mas que no local não há leitos específicos para o tratamento. “O hospital está 100% lotado e possui 37 camas, que não digo nem que sejam leitos, para colocar os pacientes que precisam do atendimento, e está 100% lotado. Infelizmente as pessoas estão ficando dentro das ambulâncias tomando oxigênio”.

Ativação de mais leitos na cidade

Ainda durante entrevista, o prefeito Joãozinho disse que ainda em 2020, uma maternidade do município passou por uma reforma e que no local há leitos disponíveis para atender mais pacientes infectados com a covid-19. No entanto, ele afirmou que para isso é preciso que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) firme um convênio com a Prefeitura de Campo Maior.

“Nesta maternidade há 27 leitos disponíveis para o município e estado, mas é preciso conveniar, nós fechamos o contrato por parte da prefeitura e aguardamos o estado. Tem dois meses que esperamos e não é feito o contrato”, disse o prefeito.

Medidas restritivas em Campo Maior

Segundo o prefeito, Campo Maior foi um dos municípios que aderiu as medidas restritivas estabelecidas pelo governador Wellington Dias. Ele garantiu que a cidade tem lutado junto no combate à pandemia e busca as melhores maneiras exercer as medidas.

Situação da covid-19 no município

Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (23), pela prefeitura de Campo Maior, mostra que a cidade já registrou 4.042 casos confirmados desde o inicío da pandemia. Já o número óbitos, até o momento da divulgação do boletim, era de 86 mortes por covid-19.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

Procurada pelo GP1, a assessoria da Sesapi informou, na manhã desta quarta-feira (24), que os óbitos em decorrência da covid-19, registrados nesta terça-feira, não ocorreram dentro de ambulâncias.

Confira a nota da Sesapi na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que não foram registrados óbitos de pacientes dentro de ambulância, na última terça-feira (23), a espera de leitos no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).

Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde. Quanto à frequência de ambulâncias na data de ontem, apenas dois veículos deram entrada, ambas para fazer transferência de pacientes para Teresina.

O HRCM dispõe de 14 enfermarias com 50 leitos (clínicos e de estabilização), com canalização de gases e toda a estrutura para atendimento de pacientes com Covid-19, além de dois médicos 24h e equipe multiprofissional. No momento, a unidade de saúde possui 19 vagas.

O Hospital Regional de Campo Maior atende a cidade de Campo Maior e 20 municípios da região. Quanto ao setor da maternidade no HRCM, o mesmo está em pleno funcionamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.