Fechar
GP1

Conceição do Canindé - Piauí

Vacinação de grupos prioritários é suspensa em Conceição do Canindé

A Secretaria de Saúde afirmou que isso ocorreu por não haver doses suficientes para os grupos.

Em meio ao colapso na rede de saúde que vem sendo enfrentado em decorrência da pandemia da covid-19 (coronavírus), um dos fatores que tem prejudicado à população é a falta de vacinas. Um morador de Conceição do Canindé, no Sul do Piauí, denunciou ao GP1 na manhã desta terça-feira (06), que faltam vacinas para os grupos prioritários. Na cidade, a aplicação de vacinas parou nos idosos de 80 anos.

O denunciante, que preferiu não ter a identidade revelada, buscou o GP1 para informar sobre a paralisação na vacinação do município. Segundo ele, sua mãe, que tem 82 anos e possui comorbidades como hipertensão arterial sistêmica e obesidade, ainda não recebeu nem a primeira dose do imunizante.

Ele afirmou ainda que a aplicação dos imunizantes tem sido feita por seleção, e não há motivos concretos para isso. “Idosos estão sendo selecionados, com critérios de inclusão ainda obscuros. Minha mãe tem 82 anos, portadora de obesidade e hipertensão arterial sistêmica, que até o presente momento não foi vacinada”, lamentou.

Ainda segundo o denunciante, algumas pessoas com idade inferior aos 80 anos já conseguiram ser imunizadas, e populares da cidade questionam quais critérios têm sido levados em conta. “Como que progride para faixas etárias subsequentes, se não concluiu as demais? Isso fere vários princípios do SUS, entre eles a universalidade e equidade”, protestou.

O denunciante garantiu que já procurou a secretaria de saúde do município para entender a situação e, conforme ele, o órgão alegou não ter vacinas suficientes. Além disso, ele buscou ainda a promotoria de Conceição do Canindé há cerca de 13 dias e até o presente momento não obteve nenhuma resposta.

Vacinação no Piauí

O estado do Piauí iniciou ainda na semana na passada, no dia 30 de março, a vacinação dos idosos de 69 e 68 anos de idade. Até o momento, 351.351 foram vacinadas, o que corresponde a 8,92% da população piauiense. Esses dados estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

No último sábado (02), o estado recebeu mais 129.250 doses de imunizantes contra covid-19, que estão sendo distribuídas para que seja realizada a aplicação das segundas doses da vacina. Além disso, são destinadas ainda aos profissionais da segurança do Piauí, e complementação do grupo de idoso de 65 a 69 anos.

O que diz a secretaria de saúde de Conceição do Canindé

Procurado pelo GP1 na manhã desta terça-feira (06), o secretário de saúde de Conceição do Canindé, José Ari, admitiu que no município faltam doses para atender toda a população. Segundo o secretário, a distribuição de doses ao município foi feita de acordo com o censo demográfico feito pelo IBGE em 2010, tendo em vista o número de habitantes de 11 anos atrás.

“A secretaria vê os dados do IBGE de 2010, baseado em dados de 11 anos atrás, então eles mandaram uma quantidade insuficiente”, informou o secretário.

Ainda conforme ele, o pedido de mais doses já foi enviado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que enviou a quantidade necessária para concluir a vacinação dessa faixa etária de 80 anos. Segundo ele, a retomada da vacinação deve ser iniciada ainda hoje (06). “As vacinas chegaram e a gente vai vacinas essas pessoas a partir de hoje”, garantiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.