Fechar
GP1

Beneditinos - Piauí

Obra de estrada que liga Beneditinos a Teresina é retomada

A obra executada pela SETRANS está orçada em R$ 6 milhões e deverá ser finalizada no 2º semestre de 2021.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 10 Trecho sinalizado para obra de construção de bueiro Trecho sinalizado para obra de construção de bueiro
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 10 Serviços vão interligar trecho da ponte da Gameleira Serviços vão interligar trecho da ponte da Gameleira
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 10 Trecho dá acesso ao pontão para Demerval Lobão Trecho dá acesso ao pontão para Demerval Lobão
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 10 Líder Marcelo da Barra Líder Marcelo da Barra
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 10 Trecho em obras para construção de bueiros Trecho em obras para construção de bueiros
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 10 Estrada vai passar por recuperação na pavimentação primária Estrada vai passar por recuperação na pavimentação primária
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 10 Novos bueiros em construção Novos bueiros em construção
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 10 Empresa responsável pela execução da obra Empresa responsável pela execução da obra
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 10 Ponte da Gameleira Ponte da Gameleira
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 10 Construção de bueiro Construção de bueiro

A Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (SETRANS) retomou a obra de recuperação da estada vicinal que liga o município de Beneditinos até Teresina, na região do Rodoanel. A obra, que possui cerca de 50 km de extensão, está sendo executada através de convênio junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com contrapartida do Governo do Estado.

Em entrevista ao GP1 na manhã desta segunda-feira (17), o diretor-técnico da SETRANS, engenheiro Gustavo Aquino, informou que a secretaria retomou a recuperação da estrada no final do mês passado em função do período chuvoso, que havia impedido o andamento das obras durante as chuvas.

“Essa obra foi retomada, principalmente, com a construção de bueiros. Nesse período chuvoso, até por recomendação do Tribunal de Contas e da Procuradoria Geral, o ideal é não se executar obra de revestimento primário [piçarra]. Então, durante esse período a gente aproveitou para fazer os bueiros, que são muitos. É uma obra um pouco complicada, por conta desses bueiros, mas a até o final do mês de maio a expectativa é que a empresa conclua essa parte”, pontuou.

Quem usa diariamente a estrada, como o líder comunitário Marcelo da Barra, espera que a execução dos serviços seja continuada e que a obra possa trazer benefícios para as mais de 10 comunidades da região.

“Em 2019, quando teve a inauguração da Ponte da Gameleira, o governador Wellington Dias prometeu que essa estrada iria ser feita. Então, quando foi agora, no mês passado, teve início essa parte dos bueiros e depois vai ser feita a terraplanagem. A gente tá com uma expectativa boa, a obra está em andamento, a gente passa todo dia por aqui e até agora não parou, tá tendo continuidade”, falou.

Conclusão

Segundo o diretor-técnico da SETRANS, Gustavo Aquino, a obra deverá ser finalizada no segundo semestre de 2021 e, inicialmente, o contrato não prevê pavimentação asfáltica.

“Em 2019, quando nós entregamos a ponte da Gameleira, o governador pediu que nós fizéssemos a parte do asfalto, mas já havia esse convênio para recuperação a estrada com revestimento primário. Nós fizemos o projeto do asfalto agora e estamos buscando recursos para poder fazer a pavimentação. Essa parte primária já possui recursos”, finalizou Gustavo Aquino.

Ao todo, os serviços foram orçados em R$ 6.113.525,13 (seis milhões, cento e treze mil, quinhentos e vinte e cinco reais e treze centavos) a maior parte com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com contrapartida do Governo do Estado.

Atualmente, a obra está com 39,28% dos serviços executados. A empresa responsável é Construplan Engenharia e Serviços Ltda.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.