Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Quem perde é a sociedade", lamenta amigo de sargento morto em Teresina

O sargento Buranday Andrade Silva, 42 anos, foi morto com um tiro na cabeça ao reagir a um assalto.

Reprodução/WhatsApp 1 / 8 Buranday Andrade Silva Buranday Andrade Silva
Alef Leão/GP1 2 / 8 Militares estiveram no velório do amigo de farda Militares estiveram no velório do amigo de farda
Alef Leão/GP1 3 / 8 Militares estiveram no velório Militares estiveram no velório
Alef Leão/GP1 4 / 8 Familiares do sargento prestam condolencias em velório na Pax União Familiares do sargento prestam condolencias em velório na Pax União
Alef Leão/GP1 5 / 8 Luto Luto
Alef Leão/GP1 6 / 8 Velório ocorre na Pax União Velório ocorre na Pax União
Alef Leão/GP1 7 / 8 Amigos e familiares em velório do Sargento Buranday Andrade Amigos e familiares em velório do Sargento Buranday Andrade
Alef Leão/GP1 8 / 8 Helton Brunno, amigo da vítima Helton Brunno, amigo da vítima

O assalto que culminou com o assassinato de Buranday Andrade Silva, 42 anos, causou revolta entre os familiares e amigos da vítima. O sargento do Exército Brasileiro reagiu a um assalto e foi morto com um tiro na cabeça na noite desse domingo (10), em um bar no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta segunda-feira (11), Helton Bruno, amigo de infância de Buranday Andrade, lamentou profundamente a morte do sargento e disse que ele sempre foi uma pessoa que ajudava a todos, relembrando o desejo do amigo em contribuir com a juventude na região onde morava.

“Estudamos juntos, éramos vizinhos também e infelizmente aconteceu esse fato que nos deixou triste, pegou de surpresa. Todos que estão aqui hoje são pessoas próximas a ele. A ficha não cai porque a gente não espera. A gente vê as coisas acontecendo com os outros e nunca espera que vá acontecer com a gente e com os amigos. Ele era pessoa muito boa, que ajudava todo mundo, que estava muito disposto a ajudar. A sociedade é quem perde, não é a gente que perde, é a sociedade que perde como um todo”, lamentou.

Helton Bruno ressaltou que o sentimento de parentes e amigos é de revolta e, ao mesmo tempo, de incapacidade diante do que aconteceu com o sargento Buranday Andrade Silva. “A gente nesse momento fica incapaz pela maneira como aconteceu, pelo jeito como aconteceu. A gente se pergunta porque, porque acontece isso com uma pessoa que sempre ajudou as pessoas, sempre foi prestativo, mas ficam apenas lembranças boas de tudo o que a gente viveu”, disse Helton Bruno.

O amigo da vítima revelou ainda que parentes e amigos pretendem fazer uma homenagem a Buranday Andrade, dando o nome dele a uma praça que ele lutou para vê-la construída. “Na ampliação do Parque Piauí tem um campo e ele foi atrás pedindo para vereador, para prefeito, para deputado, para reformar aquela praça de eventos, o campo, porque ele era um apaixonado por futebol e vamos fazer uma homenagem para ele no dia em que for inaugurada”, completou Helton Bruno.

O velório do sargento Buranday Andrade Silva acontece na Funerária Pax União, na Avenida Miguel Rosa e o sepultamento será realizado no cemitério Recanto da Saudade, na BR 343, às 16h.

Investigações

O diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, afirmou ao GP1 nesta segunda-feira (11), que não há dúvidas que o crime se trata de um latrocínio e que os criminosos ainda realizaram outros assaltos, após tirarem a vida do sargento Buranday Andrade.

“Houve subtração, houve roubo, chegaram dois indivíduos numa moto, um desceu de arma em punho, já estava pegando pertences de outras pessoas, inclusive celulares, quando o sargento, que estava lá também, consumindo bebida, avistou e tentou surpreender o meliante, rodeando por trás do trailer, só que ele esqueceu que o meliante estava sendo acobertado por outro. Ele ainda reagiu, mas foi atingido com um tiro na cabeça, na região frontal e morreu ali na hora. Após eles tirarem a vida desse sargento, eles praticaram outros roubos na região, inclusive, tomando moto de assalto, moto essa que foi recuperada pela Polícia Militar e encaminhada para a Central de Flagrantes”, relatou o delegado Barêtta.

Foto: Alef Leão/GP1Barêtta
Barêtta

Barêtta criticou ainda decisões que colocam criminosos de volta às ruas, após todo um trabalho realizado pela Polícia Civil, mas garantiu que os executores do sargento do Exército já estão identificados.

“A gente vê que o nosso sargento perdeu a vida nessa infeliz desandada da Segurança Pública no Brasil, quando bandidos andam por aí soltos. A polícia está prendendo todo dia e todo dia bandidos são colocados na rua ou bandidos vão pra uma audiência de custódia e lá é colocada uma tornozeleira e colocam eles na rua. E a polícia tem que ficar monitorando esse bandido para que ele não tire a vida de um cidadão na sociedade piauiense. É triste, mas a realidade é essa. Eu acredito que nos próximos dias esses indivíduos estarão presos. A Polícia Civil trabalha com investigação e essa investigação está sendo bem realizada”, frisou Barêtta.

O crime

Um sargento do Exército identificado como Buranday Andrade Silva, de 42 anos, reagiu a um assalto e foi executado com um tiro na cabeça na noite desse domingo (10), por volta de 21h, no HD Bar, localizado no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina.

Conforme informações repassadas pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o sargento estava em um bar quando dois indivíduos desceram de uma motocicleta de cor branca e anunciaram o assalto. Ao subtraírem os objetos de uma vítima, o sargento acabou reagindo, efetuando disparos de arma de fogo contra os criminosos.

Os criminosos revidaram e atingiram o sargento do Exército com um disparo de arma de fogo na cabeça. Buranday Andrade não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime. Já os criminosos fugiram em destino ignorado e ainda não foram localizados.

Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro dos criminosos pode realizar uma denúncia anônima ao Departamento de Homicídios por meio do telefone 181 ou 3211-6682.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.