Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Operação DRACO 100 finaliza com 67 membros de facções presos em Teresina

Pai e filho estão entre os presos, acusados de participarem de assassinatos de rivais do Bonde dos 40.

Alef Leão/GP1 1 / 11 Coletiva da Polícia Civil do Piauí Coletiva da Polícia Civil do Piauí
Alef Leão/GP1 2 / 11 Delegado Charles Pessoa Delegado Charles Pessoa
Alef Leão/GP1 3 / 11 Delegado Luccy Keiko Delegado Luccy Keiko
Alef Leão/GP1 4 / 11 Divulgação do balanço da Operação DRACO 100 Divulgação do balanço da Operação DRACO 100
Alef Leão/GP1 5 / 11 Delegados Delegados
Alef Leão/GP1 6 / 11 Delegado Eduardo Aquino e coronel Scheiwann Lopes Delegado Eduardo Aquino e coronel Scheiwann Lopes
Alef Leão/GP1 7 / 11 Delegados Delegados
Alef Leão/GP1 8 / 11 Coordenador do Departamento Geral de Operações, coronel Jacks Galvão Coordenador do Departamento Geral de Operações, coronel Jacks Galvão
Alef Leão/GP1 9 / 11 Delegado Charles Pessoa Delegado Charles Pessoa
Alef Leão/GP1 10 / 11 Delegados em coletiva Delegados em coletiva
Alef Leão/GP1 11 / 11 Delegado-geral Luccy Keiko Delegado-geral Luccy Keiko

A Polícia Civil do Piauí divulgou, na manhã desta segunda-feira (25), o balanço final da Operação DRACO 100, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas em três etapas. A ação foi finalizada com 67 prisões de membros de facções criminosas, além de 85 mandados de busca e apreensão cumpridos. Pai e filho estão entre os presos, acusados de participarem de assassinatos de rivais do Bonde dos 40, facção a qual pertencem.

A operação finalizada hoje se concentrou na região da Santa Maria da Codipi, zona norte, e também na zona sul de Teresina. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a partir da prisão de Ermerson Rodrigues de Sousa Silva, vulgo Léo das Novinhas, em dezembro do ano passado, foi possível identificar e desarticular um núcleo do Bonde dos 40 que atuava nas execuções de rivais.

“Essa operação de hoje se concentrou na região da grande Santa Maria e também na zona sul de Teresina, uma operação que iniciou ainda no ano passado, quando passamos a investigar um indivíduo conhecido como Léo das Novinhas, que era um dos principais responsáveis pelas execuções na Grande Santa Maria. Depois da prisão dele, nós efetuamos a prisão de dois outros criminosos e conseguimos chegar a um fio da meada desse grupo, aprofundamos as investigações e chegamos a um grupo maior, principalmente, de jovens que participavam de um determinado grupo que o objetivo era só praticar execuções de membros rivais”, explicou Charles Pessoa.

Pai e filho

Ainda conforme o coordenador do DRACO, pai e filho presos nesta segunda (25) também integram o núcleo de executores da facção. Charles Pessoa revelou que o pai foi influenciado pelo filho a ingressar no grupo.

“Um desses membros, que é integrante ativo na facção criminosa, estava tentando cooptar o pai para ingressar nessa facção. Então, nós já tínhamos alguns elementos do vínculo desse pai, sendo que nessa situação, a má influência é do próprio filho, os dois foram presos hoje”, detalhou o delegado.

Dono de loja assassinado

Também foi preso na operação um homem identificado apenas como Gustavo, irmão de Otávio Vinícius, dono de uma loja de celulares assassinado em fevereiro na Santa Maria da Codipi. O delegado Charles Pessoa revelou que Otávio era membro do Bonde dos 40 e, se estivesse vivo, seria um dos alvos do DRACO. “O Otávio também era membro dessa facção criminosa e foi morto por membros de uma facção rival. Inclusive, o Otávio seria preso hoje se ele não tivesse morrido naquela situação”, completou.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, ressaltou que as operações do DRACO, em um ano, já conseguiram enfraquecer ações criminosas relacionadas às facções no Piauí, principalmente na capital. “Nessa última semana nós completamos cem ações, mais de cento e cinquenta mandados cumpridos, dentro de mandados de busca e mandados de prisão, conferindo mais uma vez a eficiência, mostrando realmente que o Piauí está praticamente superando esse problema de facções”, concluiu o delegado geral da Polícia Civil do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.