Fechar
GP1

Dom Expedito Lopes - Piauí

Prefeito de Dom Expedito Lopes reassume mandato e realiza exoneração em massa

Todos os secretários da gestão da prefeita interina Renata Belo perderam o cargo.

O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo (Republicanos), exonerou todos os secretários, diretores, coordenadores, assessores e demais servidores com cargos comissionados dos órgãos da administração direta, indireta e fundacional. O decreto é do dia 01 de março, mesmo dia em que ele foi reempossado, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por conta da determinação do prefeito, as portas de alguns serviços municipais amanheceram com as portas fechadas nesta terça-feira (05), entre eles escolas e postos de saúde, deixando os moradores da cidade sem atendimento. O fato em questão é decorrente da reestruturação no quadro de servidores.

Foto: GP1Prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa
Prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa

Antes de voltar ao cargo, a gestão municipal estava nas mãos da prefeita interina Renata Belo. Durante quase três meses de gestão, a então presidente da Câmara de Dom Expedito Lopes colocou a serviço pessoas de sua confiança.

A previsão é que o cargo fosse entregue ao prefeito eleito nas eleições suplementares realizadas nesse domingo (03), mas a ocasião chegou mais cedo do que o esperado, com decisão do TSE que suspendeu o pleito e determinou o retorno do prefeito Valmir Barbosa, e da vice-prefeita Evanil Conrado à gestão municipal.

Foto: Reprodução/Redes SociaisVereadora Maria Renata toma posse como prefeita de Dom Expedito Lopes
Vereadora Maria Renata toma posse como prefeita de Dom Expedito Lopes

Com a decisão e o retorno do prefeito então cassado, alguns secretários que ganharam o cargo durante a gestão interina acabaram sendo realocados no quadro de servidores do município. Diante disso, postos de saúde e escolas da cidade amanheceram fechadas.

A Unidade Básica de Saúde João Vieira da Silva, a Escola Municipal Padre Albino, o Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa, a Unidade Escolar Municipal João Belarmino do Vale, o Posto de Saúde Estevão Alves do Vale, o Posto de Saúde do Codó, a Unidade de Ensino Miguel José de Sousa e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram um dos prédios que amanheceram com as portas fechadas nesta terça-feira (05).

Cassação

O prefeito e vice-prefeita de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo e Evanil Conrado de Moura Lopes foram cassados no dia 6 de novembro de 2023, após a Corte do TRE-PI reformar a sentença proferia pelo juiz da 62ª Zona Eleitoral, Fabrício Paulo Cysne Novaes.

Segundo os autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), no dia 14 de novembro de 2020, às vésperas da eleição, o então gestor foi à casa de um eleitor, onde lhe ofereceu R$ 2.000 (dois mil reais) em troca de votos. Na oportunidade, Valmir Barbosa também prometeu instalar na propriedade dos eleitores três postes de iluminação, que seriam pagos com verbas da Prefeitura.

A ação foi captada por câmeras de segurança, que foi devidamente periciado pela Polícia Federal, atestando a prática do crime eleitoral. Um dos eleitores também gravou a conversa, porém, a prova foi considerada ilícita pelo juiz de 1º Grau.

Sem eleição suplementar

Faltando apenas três dias para a eleição de um novo prefeito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou recursos interposto pela defesa do prefeito e vice-prefeita de Dom Expedito Lopes, o qual reconheceu a ilicitude das provas e anulou acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que determinou a cassação e a realização de nova eleição.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.