Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Morador denuncia queimada e culpa comício do prefeito Antônio Reis

A prática de queimadas é vedada por legislação estadual, que prevê multa em caso de descumprimento.

O GP1 recebeu, nesta quinta-feira (19), denúncia de queimada na cidade de Floriano que, supostamente, iniciou após comício do prefeito Antônio Reis (PSD), candidato à reeleição. Conforme o denunciante, o fogo se alastrou por conta de faíscas de fogos de artifício utilizados na reunião, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (18).

Conforme o morador, que preferiu não se identificar, as faíscas caíram no estacionamento do quartel da Polícia Militar do Piauí, localizado na praça do bairro Caixa d’Água. Um vídeo mostra as chamas no local. Veja abaixo:

Corpo de Bombeiros confirma a ocorrência

O sub-tenente Márcio Rocha, do Corpo de Bombeiros de Floriano, confirmou ao GP1 que deslocou equipes para a ocorrência. “Teve essa ocorrência, o Corpo de Bombeiros foi acionado, foi em frente ao Batalhão da Polícia. Agora dizer quem foi e o motivo não dá para o Corpo de Bombeiros informar, até porque não foi solicitado perícia”, disse o sub-tenente Márcio Rocha.

Prática é vedada no Piauí

A lei estadual 7643/2021 versa sobre a proibição de soltar fogos de artifício em todo o território do Piauí. “Fica proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do estado do Piauí”, consta no Art. 1º da matéria.

O texto ainda prevê multa por descumprimento da determinação: “O descumprimento ao disposto nessa Lei acarretará ao infrator a imposição de multa na monta de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para pessoa física e R$ 2.000,00 (dois mil reais) para pessoa jurídica, valor que será dobrado na hipótese de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 60 (sessenta) dias”, conforme o Art. 3º.

Foto: Lucas Dias/GP1Antônio Reis, prefeito de Floriano
Antônio Reis, prefeito de Floriano e candidato à reeleição

Outro lado

Procurada pelo GP1, a assessoria do prefeito Antônio Reis informou apenas que o Corpo de Bombeiros foi acionado, tomou as providências a tempo e que não houve feridos. Não confirmou, no entanto, se o incêndio teve início após reunião da qual o gestor participava. Confira abaixo a nota na íntegra.

NOTA OFICIAL
Prefeitura de Floriano

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Floriano informa que o Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e todas as providências foram tomadas. Como se tratou de fogo em mato seco, as chamas não tiveram maiores proporções, sem vítimas e nem prejuízos materiais.

A SEMAN informa que durante os períodos de baixa umidade do ar, período mais seco e quente do ano, a população precisa ficar atenta. Outra dica é realizar a limpeza de terrenos de maneira controlada evitando a utilização de fogo. Em qualquer período do ano, a utilização de fogos de artifício deve ser feita por profissionais para garantir a segurança de todos. Regras simples que podem evitar incidentes futuros.

Prefeitura de Floriano
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.