O Fluminense-PI oficializou, neste sábado (21), o retorno do técnico Ito Roque para a sequência da temporada 2026. Aos 57 anos, o comandante reassume o Vaqueiro com a missão de liderar a equipe nas disputas da Copa do Nordeste e do Campeonato Brasileiro Série D. O treinador chega acompanhado do preparador físico Felipe Pires e do auxiliar técnico Eduardo Mineiro.
Seu último trabalho foi no URT-MG, onde comandou a equipe em 12 partidas, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. No período, garantiu a permanência do clube na elite do Campeonato Mineiro e conquistou o vice-campeonato da Taça Inconfidência.
Com trajetória marcada por acessos e títulos no futebol brasileiro, o Ito Roque acumula passagens vitoriosas por clubes como Penapolense, Taubaté e Votuporanguense, onde foi campeão da Série A3 do Campeonato Paulista. Também levantou troféus com o Pouso Alegre (Módulo II do Mineiro), Costa Rica EC (Campeonato Sul-Mato-Grossense) e o Rio Verde (3ª Divisão do Goiano).
Esta será a segunda passagem de Ito Roque pelo Fluminense-PI. Em 2024, ele assumiu a equipe durante a Série D, após a saída de Higor César, e comandou o time em 13 jogos, somando três vitórias, seis empates e quatro derrotas, sem conseguir avançar à fase de mata-mata.
Na atual temporada, o Fluminense-PI era dirigido pelo técnico Flávio Araújo, que deixou o cargo após a eliminação nas semifinais do Campeonato Piauiense. Sob seu comando, o Vaqueiro disputou 11 partidas, com três vitórias, três empates e cinco derrotas.
Agora, o Fluminense-PI foca sua atenção na Copa do Nordeste. A estreia será no dia 25 de março, contra a Juazeirense, às 19h30, no estádio Lindolfo Monteiro. No torneio regional, o time integra o Grupo A, junto com ASA-AL, Itabaiana-SE, Sousa-PB e Vitória-BA.
O Vaqueiro também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro 2026, prevista para começar em abril. A equipe está no Grupo A7, ao lado de Ferroviário, Tirol, Atlético-CE, Altos e Piauí.
Apesar das recentes eliminações, o clube já garantiu presença na Copa do Brasil de 2027. A vaga foi assegurada após a eliminação do Altos na semifinal do Estadual, o que manteve o Fluminense-PI entre os melhores colocados na classificação geral, ao lado do Piauí. O Atlético-PI completa a lista de representantes piauienses na próxima edição da competição nacional.
Confira a nota do Fluminense-PI
BEM-VINDO, PROFESSOR!
Ito Roque é o novo técnico do Fluminense. Natural de Araraquara, o treinador de 57 anos chega para comandar o Tricolor na sequência da temporada.
Seu último clube foi a URT-MG, onde, em 2025, conquistou o acesso à elite do Campeonato Mineiro.
Já em 2026, levou a equipe à final da Taça Inconfidência, ficando com o vice-campeonato.
Sara Nascimento
Ver todos os comentários | 0 |