Fechar
GP1

Piauí

Delegado diz em depoimento ter ouvido de "Pato Donald" o nome de Silas como mandante do atentado

"Da primeira vez ele não disse nada e da segunda vez foi convencido pelos promotores a dizer que teria ouvido do Pato Donald que eu teria mandado atirar nele", diz Silas Freire ao GP1

COLABORAÇÃO DE GERMANA CHAVES E BRUNNO SUÊNIO, DO GP1


O secretário Robert Rios, da Secretaria de Segurança Pública, recebeu ontem (4), ofício dos promotores de Justiça Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, com o depoimento do delegado chefe da Greco, Menandro Pedro da Luz, no qual confirma que ouviu do radialista Jean Carlos, o Pato Donald, que o apresentador Silas Freire, da TV Meio Norte, seria o mandante do atentado que fora vítima.
Imagem: Wanessa Gomes/ GP1Delegado Menandro Pedro(Imagem:Wanessa Gomes/ GP1)Delegado Menandro Pedro
“Quando eu cheguei no hospital vi uma maca conduzindo a vítima e, ao chegar no ambulatório, tinham vários enfermeiros e médicos e fui pego de surpresa, quando na entrada UTI, a vítima me relatou que quem tinha mandado atirar nele foi Silas Freire. E quem atirou foi a turma dele (os seguranças do apresentador)”, disse Menandro, em seu depoimento prestado aos promotores de Justiça.
Imagem: DivulgaçãoJornalista e apresentador Silas Freire(Imagem:Divulgação)Jornalista e apresentador Silas Freire
Jean Carlos afirmou ainda, segundo Menandro Pedro, que a confusão entre ele e Silas Freire começou na campanha de vereador, quando a mãe dele (Pato) teria feito compras de eletrodomésticos para serem distribuídos em um programa de Televisão e, quando Silas fosse eleito, restituiria o valor gasto com os eletrodomésticos, o que não aconteceu.

O radialista Jean Carlos, o ‘Pato Donald’, foi executado quando se encontrava na Avenida Maranhão, em Teresina, esperando o seu veículo ser lavado, no início de 2000.

Antes de morrer, teria dito que estaria sendo ameaçado de morte, no entanto não foram tomadas providências.

Ele tinha uma rádio comunitária no bairro São Joaquim.

Silas Freire
se pronuncia sobre o caso

O apresentador de TV Silas Freire conversou com a reportagem do GP1 sobre o depoimento prestado pelo delegado Menandro Pedro, que confirma ter ouvido o radialista Jean Carlos, o “Pato Donald”, dizer que foi Silas o culpado pelo atentando que o radialista sofreu em 1996.
Silas Freire voltou a afirmar que está sendo perseguido pelos promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, e pelo jornalista Arimatéia Azevedo, bem como pelo delegado Menandro Pedro. O apresentador destacou vários motivos, inclusive pessoais, para as “retaliações” que estaria sofrendo.

Sobre o Delegado


Sobre o depoimento de Menandro Pedro, onde confirmou ter ouvido do Pato Donald que Silas seria o mandante do atentado, ele rebateu dizendo que isso seria em represálias pelo fato de vir cobrando em seu programa de TV a solução do caso em que uma mulher foi atropelada e morta pelo filho do delegado.

“O Menandro tem problemas pessoais comigo, ele depôs duas vezes. Da primeira vez ele não disse nada e da segunda vez foi convencido pelos promotores a dizer que teria ouvido do Pato Donald que eu teria mandado atirar nele. Aliás, o tiro que o Pato levou foi no pé, como alguém quer matar outro com um tiro no pé? O que aconteceu foi porque o meu motorista, teve um desentendimento com o Pato, pegou meu carro e foi lá e atirou nele. Eu não tenho culpa nenhuma nisso e a policia sabe. O delegado Menandro não gosta de mim porque o filho dele há cerca de dois anos atropelou e matou uma mulher que fazia cooper na Avenida Raul Lopes e até agora esse caso não deu em nada, o culpado não foi preso e enquanto isso, a família da vitima sofre sem respostas. Eu venho cobrando que esse caso seja solucionado e por conta disso, o delegado depôs e disse que ouviu do radialista que eu seria mandante do atentado que ele sofreu. Na verdade, o delegado aproveitou o bonde dos promotores e do Arimatéia Azevedo para me prejudicar”, revelou Silas.

Silas Freire ainda questionou se o delegado já sabia do fato, o motivo pelo qual ele se calou e não tomou providências na época. Por conta disso, o apresentador informou que vai acionar a Corregedoria da Polícia Civil.

“Se o delegado Menandro já sabia que o Pato havia me acusado porque ele não tomou providências na época? Se ele já sabia e não fez nada, ele prevaricou [não cumpriu com as obrigações], portanto, vou solicitar que a Corregedoria apure o caso”, avisou.
Em depoimento, Menandro também destacou que a motivação do atentado seria por um acordo feito entre a mãe de Pato Donald e o apresentador, onde ela doaria eletrodomésticos para que ele distribuísse em um programa de TV. Ainda segundo Menandro, se fosse eleito deputado estadual, Silas retribuiria a ajuda dada pela mãe do radialista, o que não teria ocorrido.

“Isso é mentira, não procede. O Pato Donald montava palco pra mim na época da campanha, como eles teriam condições de me ajudar? Nada disso tem cabimento”, rebateu Silas.

Sobre os Promotores

Sobre os promotores do caso Fernanda Lages, Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, Silas Freire elencou alguns motivos para sofrer o que ele chama de “perseguição”. O apresentador revelou ao GP1 que foi à Brasília para falar com um perito contratado pelo Ministério Público para investigar a morte de Fernanda, e segundo Silas, sabendo disso, os promotores convenceram Menandro Pedro a confirmar que havia sido ele o mandante do atentado contra o radialista.

“Eu fui à Brasília produzir um material e tentar falar com um perito que o Ministério Público contratou para investigar o caso Fernanda Lages. Os dois promotores descobriram isso e intimaram o Menandro de novo e o convenceram a dizer que o Pato Donald disse que eu era responsável pelo atentado. Mas, a esposa e o irmão do Pato já disseram que ele estava sendo ameaçado por traficantes e inclusive, tinha envolvimento com o tráfico. A Polícia Civil tem esse depoimento da família”, disse.

Silas Freire ainda disse que os processos de responsabilidade da Vara que Ubiraci Trabalha estariam atrasados porque o promotor teria uma vida de “farras” que o levariam a chegar atrasado e até mesmo faltar aos trabalhos.

“A Vara na qual o Ubiraci Rocha é responsável tem inúmeros processos atrasados e emperrados, muitos falam que ele sentou nos processos o que ocasiona esse imenso atraso. Essa deficiência se dá pelo fato de ele ter uma vida de farras, festas que o fazem sair de manhã da Beth Cuscuz. Ele deixa a Beth às vezes 6h da manhã, por isso, ele chega atrasado e às vezes falta ao trabalho. Para provar isso publiquei em meu blog um comprovante de pagamento de uma conta dele na Beth Cuscuz. Quero deixar claro que não tenho nada haver com a vida pessoal dele, mas essas atitudes estão prejudicando os serviços de bem público”, disparou o apresentador.

Ofício


Sobre o ofício enviado pelo Ministério Público ao secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, informando do conteúdo do depoimento dado pelo delegado Menandro Pedro, Silas respondeu: “Já estou sabendo disso, mas fico tranquilo, pois a Polícia Civil sabe de tudo que já disse até o momento, inclusive, do depoimento do irmão e da mulher de Pato Donald que declaram que ele estava sendo ameaçado e que tinha envolvimento com o tráfico”.

Secretário de Segurança


O GP1 falou com o secretário Robert Rios sobre o oficio enviado à Secretaria de Segurança pelo Ministério Público do Estado. Robert informou que o caso já foi encaminhado à Delegacia Geral para que as providências necessárias sejam adotadas.

“Recebi o oficio e já encaminhei à Delegacia Geral, que vai escolher um delegado para presidir o inquérito sobre o caso”, disse.

Delegado

Em entrevista ao GP1, o Delegado Menandro Pedro afirmou que relatou apenas o que o ‘Pato Donald’ disse em depoimento naquela época. “Eu sou um homem que só disse isso por que ele (Pato Donald) falou isso”, comentou o delegado.

Sobre a declaração de Silas Freire de que o delegado estaria retratando sobre o atentado contra ‘Pato Donald’, justamente, pelo fato de o apresentador estar cobrando uma solução para a morte de uma mulher, que foi atropelada pelo filho de Menandro Pedro há 2 anos, o delegado disse que não há relação com isso e volta a afirmar: “ Tudo o que eu disse está registrado em depoimento, onde o Pato Donald diz ser o Silas Freire responsável pelo atentado”, finalizou.

Outro lado

O portal GP1 entrou em contato com os promotores Ubiraci Rocha e Eliardo Cabral, mas os dois não atenderam o telefone e não foram encontrados no Fórum de Justiça de Teresina.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1



Imagem: GP1Ofício enviado ao secretário de segurança Robert Rios(Imagem:GP1)Ofício enviado ao secretário de segurança Robert Rios

Imagem: GP1Ofício enviado ao secretário de segurança Robert Rios (Imagem:GP1)Ofício enviado ao secretário de segurança Robert Rios
Imagem: GP1Depoimento do delegado Menandro Pedro (Imagem:GP1)Depoimento do delegado Menandro Pedro
Imagem: GP1Depoimento do delegado Menandro Pedro(Imagem:GP1)Depoimento do delegado Menandro Pedro

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.