Fechar
GP1

Piauí

Audiência com Ministério Público discute situação de lavadores de carro na margem do Rio Parnaíba

O objetivo da ação é reduzir os impactos ambientais na região.

Uma audiência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) com o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), Regis Marinho tratou da situação dos lavadores de carro que atuam na margem do Rio Parnaíba.

Durante a audiência, que aconteceu na sexta-feira, 7, foi estabelecida a indicação de produtos biodegradáveis que poderão ser usados na lavagem de veículos por lavadores de carro que atuam na margem do Rio Parnaíba. O objetivo da ação é reduzir os impactos ambientais na região. A indicação será feita após estudos.

A ação da Semam será realizada dentro da Operação Parnaíba Vivo, em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano Sul e Centro Norte, com a SEMEST (Secretaria Municipal de Economia Solidária), SEMTCAS e Fundação Wall Ferraz (FWF).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agamenon Bastos, afirmou que há grandes problemas ambientais na margem do Parnaíba. “Além dos produtos utilizados na limpeza dos carros que escoam para o rio, há também as embalagens desses materiais que são acumuladas de maneira irregular e muitas vezes queimadas na margem do Parnaíba”, disse.

Atualmente existem 274 pessoas trabalhando na margem do rio - aproximadamente 74 residem em Timon, município que terá de estabelecer cooperação técnica com Teresina no sentido de capacitar, cadastrar e credenciar os trabalhadores.

A Semest irá convocar uma reunião com os lavadores, e a data será confirmada ao MPE-PI em 30 dias. A Fundação Wall Ferraz, juntamente com a Semam, vai trabalhar a educação ambiental dos lavadores e dos próprios usuários do serviço de lavagem de carros com cursos de capacitação.

O superintendente da SDU/CN, João de Pádua, apontou a necessidade de recuperação dos filtros usados pelos lavadores, implantados ainda na gestão do ex-prefeito Sílvio Mendes.

Regis Marinho informou que irá entrar em contato com o Dr. Kelston Lages, Procurador da República, para tratar de ação que o Ministério Público Federal move contra os lavadores"Quem não se adequar conforme as ações da Operação Parnaíba Vivo, não retornará aos pontos de trabalho", afirmou o promotor.

Ainda na reunião ficou acordado que os lavadores terão de receber fardamento e equipamentos de proteção individual para o trabalho, sendo necessário também o fortalecimento da associação responsável pela classe.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.