Fechar
GP1

Piauí

Ministro Fernando Filho diz que 'erro de programação' causou apagão

O apagão aconteceu por uma falha na Usina Elétrica de Belo Monte, no linhão que é operado pela empresa chinesa State Grid.

Em uma entrevista concedida nessa quinta-feira (22), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, explicou que o apagão que afetou 70 milhões de brasileiros, principalmente do Norte e Nordeste, incluindo o Estado do Piauí, ocorreu por uma falha técnica referente a um “erro de programação”.

O apagão aconteceu por uma falha na Usina Elétrica de Belo Monte, no linhão que é operado pela empresa chinesa State Grid e que entrou em operação em dezembro do ano passado. Um aumento de carga da linha, que saiu de 2 mil megawatts para 4 mil megawatts, acabou gerando o problema.

  • Foto: Facebook/Fernando FilhoFernando Coelho Filho, ministro de Minas e EnergiaFernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia

O ministro explicou que esse aumento da carga foi um “erro de programação” e por isso aconteceu o apagão. “Pelo volume de energia que passava naquele momento pela subestação, 4 mil megas, ter derrubado 18 mil megas, segundo o Barata (Luiz, diretor geral da ONS), está dentro de um número aceitável. Mas ele vai ter dez dias para averiguar as causas do problema”, disse o ministro.

Na próxima segunda-feira (26) será realizada uma reunião entre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e as empresas de energia afetadas, para analisar como isso afetou de forma grave o país, já que 14 estados ficaram sem energia elétrica, por até 5h.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.