Fechar
GP1

Piauí

Coren-PI realiza fiscalizações em unidades de saúde do Piauí

As inspeções começaram ainda no mês de janeiro e estão sendo realizadas pelo departamento de fiscalização do Coren-PI, devendo se prolongar até o final do ano.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), está realizando uma série de visitas e fiscalizações em instituições de saúde dos diferentes municípios do estado. O objetivo é verificar como está ocorrendo o desempenho na área de enfermagem em todos os pontos normativos ao exercício dessa profissão.

As inspeções começaram ainda no mês de janeiro e estão sendo realizadas pelo departamento de fiscalização do Coren-PI, devendo se prolongar até o final do ano. A meta é que ocorra 650 inspeções nas unidades de saúde do estado em 2019, podendo haver uma nova fiscalização em unidades já inspecionadas. De janeiro pra cá, instituições de saúde das cidades de Brasileira, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Pedro II e Piripiri, que constituem a regional de Piripiri, já receberam as equipes de fiscalização do Coren-PI.

  • Foto: Divulgação/AscomFiscalização do Coren no Piauí Fiscalização do Coren no Piauí

Segundo Arthur Antunes, coordenador do Departamento de Fiscalização, essas inspeções constituem uma forma do Conselho averiguar como está sendo praticada a enfermagem nos municípios visitados, fazendo as devidas notificações quando necessário. “Temos um planejamento de inspeção previamente estabelecido e o nosso foco é observar como está ocorrendo o exercício da profissão de enfermagem nas instituições de saúde que pretendemos visitar até o fim do ano. De acordo com o que for constatado, é que tomaremos as devidas providências, caso necessárias. As inspeções já começaram desde o mês de janeiro e algumas unidades já visitadas foram autuadas”, afirmou o coordenador.

  • Foto: Divulgação/AscomArthur Antunes Arthur Antunes

Em um possível retorno será verificado o que foi sanado e quais as irregularidades e ilegalidades que ainda persistem nas unidades, onde dentre elas as mais comuns são: inexistência do enfermeiro, inexistência da sistematização da assistência de enfermagem e inexistência do cálculo de dimensionamento.

Tatiana Maria Melo Guimarães, presidente do Coren-PI, afirmou que as visitas de retorno são uma inovação do Conselho. “Optamos por um novo formato de fiscalização e estamos inspecionando as regiões do Piauí. No entanto, além dessas visitas de inspeção, haverá ainda, visitas de retorno porque iremos cobrar o que foi constatado ilegal ou irregular. Anteriormente eram feitas as fiscalizações mas nós não tínhamos os Processos Administrativos de Fiscalização. Agora teremos", informou a presidente.

  • Foto: Divulgação/AscomTatiana Maria Melo GuimarãesTatiana Maria Melo Guimarães

"Então a novidade é essa, a abertura desses processos com acompanhamento. E isso se dá em virtude de antigamente ocorrerem as inspeções, mas sem rigor, onde muitos processos ficavam abertos e não tinham retorno da fiscalização para acompanhar se a notificação tinha sido realmente concluída ou se as exigências do Coren-PI tinham sido de fato atendidas”, disse Tatiana.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.