Fechar
GP1

Piauí

Mais de 70 mil pessoas fazem trabalho voluntário no Piauí, diz IBGE

A quantidade média de tempo dedicado ao trabalho voluntário no Piauí é 5,6 horas semanais. Aproximadamente 86,2% dos voluntários afirmam participar das atividades por meio de empresas e organ

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que cerca de 78 mil pessoas realizam trabalho voluntário no Piauí, o que equivale a 3% da população do estado. Desse número, a maioria (39,6%) faz ações de voluntariado com frequência de quatro ou mais vezes por mês. Aproximadamente 86,2% dos voluntários afirmam participar das atividades por meio de empresas, organizações ou instituições e apenas 13,8% desenvolvem as ações individualmente.

A quantidade média de tempo dedicado ao trabalho voluntário no Piauí é 5,6 horas semanais. Os homens dedicam mais tempo ao serviço, em média 6,5 horas. Já as mulheres, usam 5,1 horas semanais para o trabalho voluntário no estado.

A maior parte dos voluntários no estado é mulher (65,1%). Elas têm entre 25 e 49 anos de idade (47,4%); ensino médio completo ou superior incompleto (37,7%). Cerca de 62,5% são de cor parda e 65% também atuam em ocupações remuneradas.

Taxa de pessoas envolvidas no cuidado de terceiros

Cerca de 38,1% dos piauienses afirmam participar do cuidado de crianças, idosos ou enfermos, sejam moradores do domicílio ou parentes que residem em outros locais. A taxa do Piauí é a maior do Brasil. Daqueles que colaboram com o cuidado de outras pessoas no Piauí, cerca de 41,6% também possuem ocupações remuneradas.

Entre as pessoas do sexo feminino, o índice de participação na atividade é maior. Cerca de 43,9% das mulheres piauienses afirmam participar do cuidado de outras pessoas, já entre os homens do Piauí, a participação é de apenas 31,7%. No Brasil, o índice médio de participação é 31,6%, sendo que aproximadamente 36,8% das mulheres participam desses cuidados e, entre os homens, a taxa é de 25,9%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IBGE: 97% das mulheres fazem dupla jornada de trabalho no Piauí

Piauí tem maior taxa de produção de consumo próprio do país, diz IBGE

Teresina era o 9º destino para compras de eletrodomésticos, diz IBGE

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.