GP1

Piauí

Governador Wellington Dias apresenta PPP da Nova Ceasa na ONU

A PPP da Nova Ceasa é o único projeto brasileiro concorrendo à premiação da ONU.

O projeto da Nova Ceasa foi apresentado pelo governador Wellington Dias, na manhã desta quinta-feira (22), no 5º Fórum Internacional PPP da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) 2021. Os vencedores serão anunciados nesta sexta (23) às 10h, horário de Brasília. Os outros finalistas são projetos de Bermuda, China, Filipinas e Espanha.

Segundo o governador do Piauí, a área de parcerias público privadas (PPP) é importante para o aumento do desenvolvimento humano do estado, pois essa integração com a iniciativa privada tem um olhar não apenas de negócios, mas também social. “O estado do Piauí sempre se preocupou em priorizar as pessoas e as PPPs não fogem a isso. Aqui temos uma meta de combater a fome e o Banco de Alimentos da Nova Ceasa, por exemplo, é parte dessa rede de atendimento às pessoas que necessitam, aquelas mais pobres e vulneráveis. Trabalhamos ainda a inclusão de gênero através desse projeto que tem presença forte das mulheres, como produtoras, como empreendedoras comercializando também seus produtos”, destacou Wellington Dias durante sua apresentação.

Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington Dias apresenta PPP da Nova Ceasa na ONU
Governador Wellington Dias apresenta PPP da Nova Ceasa na ONU

Ele enfatizou também que a PPP trabalha com diálogo, acesso, preocupação e transparência, dentro das metas de desenvolvimento sustentável da ONU, além de manter o respeito com setor privado e pelos empreendedores. “Assumimos uma postura de estado colaborativo: com o objetivo de gerar emprego e renda, movimentar a economia, mas sem abrir mão da questão social e a preocupação com a saúde das pessoas”, comentou o gestor do executivo estadual.

Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro e no dia 19 de abril a ONU escolheu os cinco finalistas para premiação no Fórum, dentre eles o projeto piauiense. “Tivemos um período de divulgação relativamente curto, mas conseguimos um grande alcance. O evento chegou ao dia de votação com mais de 1,5 milhões de pessoas alcançadas via Facebook, mais de 12 mil visitas no site e 350 mil visualizações dos vídeos. Essa visibilidade e a validação da ONU reforçam o quanto o programa é bem estruturado e desenvolvido. Independente do resultado final, já nos consideramos vencedores”, comentou Viviane Moura, superintendente do Programa de PPP Piauí.

O objetivo do Fórum este ano é destacar os planos de recuperação para cidades, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal. Esta é a segunda vez que a Nova Ceasa é reconhecida pela ONU, e nas duas ocasiões, foi o único projeto do Brasil selecionado para o Fórum.

A PPP entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária vencedora da licitação pública, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior central de abastecimento do Piauí, incentivando o desenvolvimento social e econômico regional. A PPP também possibilitou a criação do Banco de Alimentos, que já distribuiu cerca de 550 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.