Fechar
GP1

Piauí

Tribunal determina trancamento da ação penal contra o filho do ministro Wellington Dias

Ministério Público acusou Vinícius Dias de fazer viagem em 2015 com todas as despesas pagas pelo Governo.

O Tribunal de Justiça do Piauí determinou o trancamento da ação penal ajuizada pelo Ministério Público contra Vinícius Ribeiro Dias, filho do ministro Wellington Dias e da conselheira do TCE, Rejane Dias, acusado de peculato na modalidade desvio.

A ação penal foi ajuizada em 2019 pelo promotor Fernando Santos e também acusa do mesmo crime o ex-chefe do Gabinete Militar à época, José Denilson do Rego Marques, e Francisco José de Almeida Viana, ex-diretor da Unidade de Segurança do Governo do Estado.

Foto: Reprodução/FacebookWellington Dias e Vinícius Dias
Wellington Dias e Vinícius Dias

Segundo a denúncia, Vinícius utilizou os serviços de táxi aéreo por duas vezes, em 2015, para viajar até Parnaíba, tendo se deslocado até Cajueiro da Praia, onde se hospedou nas duas ocasiões com todas as despesas pagas pelo Governo do Piauí.

Para o Ministério Público, o crime encontra-se demonstrado, já que José Denílson e Francisco José permitiram que Vinicius Dias utilizasse recursos públicos para fins pessoais.

O trancamento da ação penal foi decidido por maioria dos votos pela 2ª Câmara Especializada Criminal, na sessão por videoconferência realizada no dia 15 de março. O desembargador Joaquim Santana, relator do feito, votou pela denegação da ordem, em harmonia com o parecer do Ministério Público, por não vislumbrar ausência de justa causa a justificar o trancamento da ação penal. A divergência foi inaugurada pelo desembargador Erivan Lopes, que foi acompanhado pela desembargadora Eulália Maria Pinheiro.

A defesa de Vinícius Dias foi feita pelo advogado Germano Tavares Pedrosa e Silva, que ocupa o cargo comissionado de Assessor Especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.