Fechar
GP1

Polícia

PF prende uma pessoa em Timon por comércio ilegal de animais

Ao todo, foram presas quatro pessoas, uma em Timon, uma em Belém e duas em São Paulo.

Divulgação/Polícia Federal 1 / 7 Cobra apreendida pela PF Cobra apreendida pela PF
Divulgação/Polícia Federal 2 / 7 Aranhas eram comercializadas ilegalmente Aranhas eram comercializadas ilegalmente
Divulgação/Polícia Federal 3 / 7 Polícia encontrou animais silvestres durante a operação Polícia encontrou animais silvestres durante a operação
Divulgação/Polícia Federal 4 / 7 Animal silvestre vivia em cativeiro Animal silvestre vivia em cativeiro
Divulgação/Polícia Federal 5 / 7 Operação Remessa Viva foi deflagrada em diversos estados Operação Remessa Viva foi deflagrada em diversos estados
Divulgação/Polícia Federal 6 / 7 Cobras serão devolvidas ao habitat natural Cobras serão devolvidas ao habitat natural
Divulgação/Polícia Federal 7 / 7 Ovos de aranhas apreendidos Ovos de aranhas apreendidos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação Remessa Viva, visando combater o comércio ilegal e receptação qualificada de animais silvestres. Quatro pessoas foram presas em flagrante durante cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, nas cidades de Timon (MA), Belém (PA) e São Paulo (SP).

Em todos os endereços, os investigados foram flagrados na posse de animais silvestres, sem autorização, e em situação degradante de acomodação e cuidados. Isso gerou uma prisão em flagrante em Belém, uma prisão em Timon e duas em São Paulo, pelos crimes de comércio ilegal de animais, receptação qualificada e maus-tratos.

De acordo com a PF, durante as buscas foram encontrados mais de 100 animais, como jacarés, cobras, jabutis, aranhas e pássaros.

Os animais apreendidos foram entregues aos órgãos ambientais, que lavraram auto de infração ambiental e adotaram providências para o restabelecimento dos bichos ao habitat natural ou destinação as esferas competentes, para os devidos cuidados.

Investigação

A investigação teve início a partir de informações sobre apreensões feitas pela Polícia Militar Ambiental em um ônibus na rodoviária de Palmas (TO), em junho de 2022. Na ocasião, foram encontrados cobras, escorpiões, jabutis, aranhas, lagartos e 40 frascos de ovos de tarântula, um tipo de aranha caranguejeira.

Diante disso, a Polícia Federal instaurou inquérito para identificar os envolvidos na rede de comercialização dos animais a partir de Belém (PA), com destino a outros estados. Conforme os elementos colhidos na investigação, os alvos da operação são intermediários para a compra e venda de animais, com destinatários em São Paulo e Maranhão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.