Fechar
GP1

Política

Estado do Piauí é modelo de inclusão na Conade

As ações do Estado, principalmente sob sua gestão à frente da Secretaria para inclusão da pessoa com deficiência, são consideradas referência para o país.

A secretária da Educação, Rejane Dias, ministrou palestra, nesta segunda-feira (25), sobre a Interação entre os Poderes e os Entes Federados, na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As ações do Estado, principalmente sob sua gestão à frente da Secretaria para inclusão da pessoa com deficiência, são consideradas referência para o país.

Durante o encontro, Rejane enfatizou a importância da transversalidade como condição necessária para superar a fragmentação das políticas públicas e conseguir proporcionar às pessoas com deficiência a dignidade merecida enquanto sujeitos de direito. “Como no Estado do Piauí nós temos experiências exitosas com relação a essa parceria entre os Poderes, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) achou por bem que eu viesse aqui falar dos nossos avanços na área da pessoa com deficiência”, relatou.
Imagem: Divulgação/Ascom IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência(Imagem:Divulgação/Ascom )IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
“Com base nessa realidade, falei, por exemplo, da importância do Ministério Público, que é o fiscal da lei no cumprimento das políticas públicas, da importância do próprio Poder Executivo avançar nessas conquistas, buscando sempre envolver os Poderes constituídos, inclusive os municípios.”

A secretária lembrou que em 2003 o Piauí era o terceiro Estado no Brasil com maior número de pessoas com deficiência. “Foi a partir dessa interação, do envolvimento com os municípios, dos fóruns que acontecem até hoje, reunindo milhares de pessoas, envolvendo os Poderes constituídos e a sociedade, que a gente conseguiu diminuir esses indicadores.”

Para a secretária é importante, que todos tenham acesso ao conhecimento, de tal maneira que ninguém deixe de acessar os seus direitos por falta de informação.
Imagem: Divulgação/Ascom Rejane Dias(Imagem:Divulgação/Ascom )Rejane Dias
Rejane Dias disse que ficou honrada por representar o Piauí nessa 4ª Conferência Nacional, “que definiu como um momento muito rico de intercâmbio de experiências”. Além de Rejane, o secretário para Inclusão das Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo, e vários delegados piauienses e de várias partes do país, participaram da palestra, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, que tem como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: A transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

Transversalidade

A transversalidade das políticas públicas é o centro das discussões dessa 4ª Conferência Nacional, pois é considerada condição necessária para superação da histórica fragmentação dos públicos e das políticas sociais para todos os grupos. A proposta é trabalhar as políticas de forma conjunta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.