Fechar
GP1

Política

Arthur Lira anuncia votação de projeto que prevê autonomia do Banco Central

O texto estabelece mandatos fixos de quatro anos para os diretores, regras para nomeação e demissão, e transformação do órgão em autarquia de natureza especial.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou no seu Twitter que vai ocorrer nesta terça-feira (9), a votação do projeto que prevê a autonomia operacional do Banco Central. O texto estabelece mandatos fixos de quatro anos para os diretores, regras para nomeação e demissão, e transformação do órgão em autarquia de natureza especial, não subordinada a nenhum ministério.

Arthur Lira ainda afirmou que há uma sinalização positiva dos líderes partidários para votar a proposta. “Uma grande sinalização de destravamento da pauta do Congresso. Um grande sinal de previsibilidade para o futuro da economia brasileira. Um grande sinal de credibilidade para o Brasil perante o mundo”, escreveu Lira.

Com a nova proposta, o presidente do Banco Central continuará sendo indicado pelo presidente da República e sabatinado no Senado Federal, mas terá mandato e só poderá ser demitido se for condenado por improbidade ou tiver desempenho insuficiente.

Hoje, o Banco Central é vinculado ao Ministério da Economia e os diretores podem ser livremente demitidos pelo presidente da República.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.