Fechar
GP1

Política

"Não acredito em profundas mudanças", diz Georgiano Neto sobre distritão

Para o parlamentar, é possível que aconteçam algumas mudanças, mas não no sistema eleitoral.

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) falou, nesta sexta-feira (23), sobre a possibilidade de mudança no sistema eleitoral com o modelo do “distritão” para a eleição de deputados e vereadores já para as próximas eleições.

Georgiano lembrou que há muito tempo há discussões sobre mudanças no sistema eleitoral, mas que, até o momento, nunca ocorreram mudanças significativas. “Essa possibilidade de mudança no sistema eleitoral vem sendo discutida há décadas, entra eleição e sai eleição, inicia-se esse processo de discussão, mas nunca houve profundas mudanças”, afirmou.

Foto: Alef Leão/GP1Georgiano Neto
Georgiano Neto

“Eu, particularmente, não acredito em profundas mudanças até por causa do prazo que nós temos que de até 1 ano antes da eleição, que se encerra na primeira semana de outubro e eu não vejo tempo hábil para profundas mudanças”, destacou o deputado Georgiano Neto.

Para o parlamentar, é possível que aconteçam algumas mudanças, mas não no sistema eleitoral. “Acho remota essa possiblidade, mas em política tudo é possível e existe um sentimento crescente no Congresso Nacional dessa mudança para o ‘distritão’, mas só nos resta aguardar”, declarou Georgiano.

Novas filiações

Georgiano ainda garantiu que o partido acolherá todos aqueles que quiserem se filiar ao partido para disputar as próximas eleições. “Nós temos dialogado com lideranças com mandato e sem mandato que tenham desejo de disputar os cargos de deputado estadual e federal e esses nomes que nós temos dialogado o PSD está de portas abertas para recebê-los”, finalizou.

O que é distritão?

Distritão é um sistema de votação eleitoral em que os candidatos mais votados são os eleitos. Ele é comumente chamado de "Distritão" pois cada estado/município passa a ser um distrito, e se elegem os deputados/vereadores mais votados até completar-se a bancada da unidade da Federação nos legislativos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.