Fechar
GP1

Política

Fábio Xavier desviou R$ 369 mil destinados a campanha eleitoral, aponta PF

O inquérito policial que investiga o deputado estadual será prorrogado por mais 90 dias.

A Polícia Federal empreendeu diligências no inquérito policial que investiga o deputado estadual Fábio Xavier (PT) por supostamente ter se apropriado de recursos no valor de R$ 369.912,55 mil (trezentos e sessenta e nove mil reais, novecentos e doze reais e cinquenta e cinco centavos), destinados ao financiamento eleitoral de candidatura fantasma de Tamires Almeida Vasconcelos ao cargo de deputada estadual.

A candidatura possui fortes indícios que foi registrada apenas para receber as verbas do fundo partidário e especial. Tamires não teria realizado qualquer ato de campanha e teve apenas 41 votos nas eleições. Além disso, as empresas fornecedoras da candidata teriam sido as mesmas do deputado Fábio Xavier.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Fábio Xavier
Deputado Fábio Xavier

Foram efetuadas diligências nas cidades de Regeneração, Angical e Luzilândia no sentido de localizar e confirmar os endereços das empresas fornecedoras comuns e exclusivas das campanhas eleitorais dos candidatos Fabio Xavier e Tamires Vasconcelos nas eleições de 2018, no caso, Gráfica Rápida e Papelaria Hercules (Clenilda Plácido Cordeiro), Mundial Veículos e JR Combustíveis Eireli.

A missão policial não encontrou a sede da empresa Mundial Veículos, pertencente à Maria das Graças Sousa Santos, sogra de Fábio Xavier, nos endereços informados em Regeneração e Teresina, e constatou que a empresa possui apenas um carro vinculado ao seu CNPJ.

Os agentes não conseguiram localizar um dos supostos motoristas da campanha de Tamires Vasconcelos, José Erisvaldo Nunes de Moura, que foi candidato a vereador em Regeneração/PI, nos pleitos de 2008 e 2012, como também já teve vínculo com a Prefeitura Municipal e com a Assembleia Legislativa do Piauí no ano de 2015.

O Posto JR Combustíveis Eireli foi localizado à margem esquerda da rodovia federal BR-343, Km 470, Montevidéu- Angical.

Ao se deslocarem para Luzilândia, a missão conseguiu encontrar a Gráfica Rápida e Papelaria Hércules, que, segundo pesquisas, possui apenas um funcionário.

Os agentes destacados fizeram relatório pormenorizado, com riqueza de detalhes, apontado que, “existem fortes indícios de que as empresas e pessoas físicas citadas forneceram recibo e/ou notas fiscais para prestação de contas da campanha de Tamires Vasconcelos do Partido da República - PR no estado do Piauí, nas últimas eleições de 2018, sem ter fornecido realmente o produto ou serviços, haja vista a mesma não ter efetivamente feito campanha eleitoral no pleito de 2018, levando a crer, em tese, que esses recursos tenham sido efetivamente desviados para outros fins”.

O inquérito policial será prorrogado por mais 90 dias para continuidade das investigações.

A promotora eleitoral, Gianny Vieira de Carvalho, da 98ª Zona Eleitoral, se manifestou pela procedência do pedido de dilação de prazo feito pela Polícia Federal para continuidade das investigações, em petição juntada aos autos no dia 28 de março deste ano.

Outro lado

O deputado Fábio Xavier não foi localizado pelo GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.