Fechar
GP1

Política

“Lula não pode continuar presidente”, diz deputado Marcel Van Hattem

Declaração ocorre em meio às imagens divulgadas pela CNN Brasil sobre os atos do dia 8.

Nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou alvo de mais um escândalo após a divulgação, pela CNN Brasil, de imagens exclusivas do circuito interno do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

A denúncia gerou grande repercussão no mundo político e nos principais veículos de imprensa internacionais. Vários congressistas já se manifestaram sobre o caso, como o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), que afirmou que “Gonçalves Dias contribuiu para a depredação e está sendo acobertado pelo governo” e que Lula não tem mais condições de seguir à frente da Presidência da República.

"Imagens de dentro do Palácio do Planalto comprovam: ministro do GSI de Lula, General Gonçalves Dias, contribuiu para a depredação e está sendo acobertado pelo Governo. Lula não pode continuar presidente. CPMI do 8 de Janeiro e impeachment já!", declarou o parlamentar.

Gravações

As gravações mostram Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional, no terceiro andar do Palácio. Em um primeiro momento, ele caminha sozinho próximo ao gabinete de Lula. Na sequência, tenta abrir uma porta e é visto na sala do presidente. Mais adiante, ele aparece ao lado de alguns invasores e, de acordo com a CNN Brasil, teria apontado para uma porta que levaria à saída do local.

Além do ministro, outros integrantes do gabinete também teriam indicado o caminho de saída aos invasores, segundo a reportagem. No total, foram analisadas 22 câmeras e mais de 160 horas de gravações.

O escândalo já provocou a demissão de Gonçalves Dias, que pediu afastamento do cargo após uma reunião com o presidente Lula, diante da repercussão negativa das imagens. Ainda assim, a polêmica continua a crescer, com muitos pedidos por uma investigação e possíveis processos de impeachment contra o presidente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.