Fechar
GP1

Política

STF decide que vaga de Dallagnol deve ficar com o Podemos

A vaga agora será ocupada pelo suplente Luiz Carlos Hauly, segundo candidato mais votado para deputado.

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, nessa sexta-feira (9), por seis votos a três, que a vaga até então de Deltan Dallagnol, na Câmara dos Deputados, deve seguir com o partido dele, o Podemos. O julgamento foi online.

Votaram a favor, os se ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendoça, Cármen Lúcia, e Luís Roberto Barroso. Só os ministros Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Fux votaram contra por entenderem que Itamar Paim deveria ficar com a vaga, já que ele recebeu uma quantidade de votos alta quando tentou se eleger.

Já os que votaram a favor entenderam que a cadeira no legislativo federal deveria ser ocupada por quem ficou com status de primeiro suplente, na eleição de 2022. E, nesse caso, Luiz Carlos Hauly se enquadrava.

Apesar da votação realizada pelo STF e da aprovação da continuação da vaga com o partido Podemos. O ex-procurador Daltan Dallagnol ainda não desistiu e tenta recuperar o cargo de deputado federal, após ter tido o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por ora, não há previsão de quando o plenário do Supremo vai analisar o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.