Silvinei Vasques renunciou ao cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José (SC) após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pela Prefeitura de São José. Nessa terça-feira (16), ocorreu a publicação do decreto de exoneração, assinado pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila.
A decisão de abandonar o cargo partiu do próprio Silvinei, logo após a Suprema corte concluir o julgamento que o condenou por participação em tentativa de golpe de Estado. A pena imposta ao ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi de 24 anos e 6 meses de prisão, além de 120 dias-multa, segundo a decisão da 1ª Turma do STF.
Acusações contra Silvinei Vasques
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Silvinei Vasques e outros integrantes do “núcleo 2” agiram de forma coordenada. Ainda segundo o órgão, eles utilizaram estruturas do estado para sustentar as ações golpistas. Entre as acusações, consta o planejamento de atos violentos e tentativas de interferência no processo eleitoral.
Durante o julgamento, os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o relator Alexandre de Moraes. Eles confirmaram penas para outros envolvidos, como o ex-assessor Filipe Martins e o general da reserva Mário Fernandes, que foi condenado a 26 anos e 6 meses de prisão.
As decisões para os réus foram: absolvição para Fernando de Sousa Oliveira; 21 anos de prisão e 120 dias-multa para Filipe Garcia Martins Pereira e Marcelo Costa Câmara; 8 anos e 6 meses e 40 dias-multa para Marília Ferreira de Alencar; 26 anos e 6 meses e 120 dias-multa para Mário Fernandes; e 24 anos e 6 meses além de 120 dias-multa, para Silvinei Vasques.
Silvinei ocupou a secretaria municipal de São José (SC) por cerca de um ano. Ele chegou ao cargo em dezembro de 2024, dois anos após deixar a PRF, em dezembro de 2022.
Tandryanny Santos
Ver todos os comentários | 0 |