Fechar
GP1

Saúde

Relembre fatos que foram destaques no Piauí em 2016

Enquanto o país busca equilíbrio político e financeiro, a população piauiense, sobretudo teresinense, busca uma escassa sensação de tranquilidade.

Recordes na Educação, grandes operações contra o crime organizado, diversos casos de covardia e violência contra mulheres e crise financeira construíram o ano de 2016 no Piauí. O clima de insegurança tomou conta da população aterrorizada por diferentes casos de homicídios, latrocínios e sucessivas explosões de caixas eletrônicos. Enquanto o país busca equilíbrio político e financeiro, a população piauiense, sobretudo teresinense, busca uma escassa sensação de tranquilidade.

O jornalismo do GP1 também preparou um especial sobre os fatos que marcaram a política piauiense neste ano de eleições, você pode conferir clicando aqui.

Piauiense alcança maior nota já registrada no Enem

  • Foto: DivulgaçãoVítor Melo RebeloVítor Melo Rebelo

O estudante piauiense Vítor Melo Rebelo, de 18 anos, alcançou a maior nota já registrada no Exame Nacional do Ensino Médio. O jovem também fechou a prova de matemática, atingindo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1.008,3 pontos. Vitor estudava no Instituto Dom Barreto, em Teresina, e já havia sido aprovado em 12 vestibulares.

Fraude no concurso do Tribunal de Justiça

Após investigações que foram iniciadas em dezembro de 2015, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) conseguiu finalizar o inquérito que investiga fraude no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí e prender alguns dos suspeitos de participar do esquema. Foram presos advogados, policiais civis e agentes penitenciários. No primeiro dia da Operação Véritas, 28 pessoas foram detidas.

Maior apreensão de drogas feita pela Polícia Federal no Piauí

A Polícia Federal do Piauí fez a apreensão de 305kg de pasta base de cocaína na cidade de Presidente Dutra, no Maranhão. O entorpecente pertencia a uma quadrilha de tráfico de drogas e deveria abastecer os estados do Piauí e Maranhão. A ação ocorreu em conjunto com a Polícia Militar maranhense.

Arrastão na casa do secretário de Fazenda

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Rafael Fonteles Secretário da FazendaRafael Fonteles Secretário da Fazenda

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, foi feito refém junto com a família durante assalto na própria residência localizada na BR 343, bairro Gurupi. Três homens renderam o vigilante, tomaram a arma e avançaram para até chegar à mansão que fica no alto do morro. Tiengo, um dos assaltantes, foi preso em flagrante com a arma roubada do vigilante. Os outros dois envolvidos conseguiram fugir pela mata que cerca a casa.

Manifestantes pulam grades do Palácio de Karnak 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Uespi Uespi

Em busca de uma audiência com o governador Wellington Dias sobre a pauta de reivindicações para melhorias, estudantes, professores e servidores da Universidade Estadual do Piauí em greve realizaram uma manifestação pelo centro de Teresina, terminando com um ato no Palácio de Karnak, onde alguns manifestantes conseguiram pular as grades do prédio

Estupro em Bom Jesus 

Uma adolescente de 17 anos foi estuprada por um homem e quatro menores de idade enquanto estava embriagada. O crime aconteceu em um prédio em obra, onde todos bebiam na madrugada do dia 20 de maio. Os cinco suspeitos foram detidos horas após o ocorrido. A vítima foi encontrada seminua, amarrada e amordaçada com a própria calcinha.

Posse do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

  • Foto: Lucas Dias/GP1Desembargador Erivan Lopes em discurso Desembargador Erivan Lopes em discurso

O desembargador Erivan Lopes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Piauí em solenidade no dia 01 de junho, para o biênio 2016/2018. Também foram empossados os desembargadores José James Gomes  e Ricardo Gentil Eulálio Dantas como vice-presidente e corregedor , respectivamente.

Tocha olímpica no Piauí

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tocha Tocha

A Tocha Olímpica chegou em terras piauienses pelo litoral. Ao passar por Barrouinha, no Ceará, a tocha chegou com festa à cidade de Parnaíba, onde passou pelas mãos da judoca Sarah Menezes. Em seguida foi para a cidade de Piracuruca e outras cidades até chegar à capital, na noite do dia 10 de junho, onde foi recebida por milhares de pessoas para um percurso de quase 17 quilômetros.

Estupro coletivo em Sigefredo 

O estupro praticado e filmado por cinco homens contra uma mulher desacordada. No momento do crime os envolvidos cantaram músicas. A suspeita da polícia é que a jovem foi dopada propositalmente, já que ela afirmou em depoimento que bebeu apenas “um copo” e não lembrava do que ocorreu depois. Quatro suspeitos foram presos dias depois do crime.

#SalveJúnior #SalveBruno #SalveJader 

Um trágico acidente ocorrido na noite do dia 27 de junho tirou a vida dos irmãos Francisco das Chagas Júnior e Bruno Queiroz, organizadores do coletivo Salve Rainha. Os dois estavam em um Fusca, junto com o jornalista Jader Damasceno, que carrega sequelas da colisão. O acidente foi provocado por Moaci Moura, que invadiu o sinal vermelho em um Corolla e não teve ferimentos.

Confirmados 89 casos de microcefalia no Piauí 

No mês de julho, o Ministério da Saúde confirmou 89 casos comprovados de microcefalia no estado do Piauí, outros 73 suspeitos foram descartados. A doença atingiu 588 municípios em todo o país no primeiro semestre deste ano.

Empresários presos por furto de energia 

A Eletrobras realizou operações junto com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) para coibir o furto de energia elétrica na capital. No mês de junho, o gerente do restaurante Allium, localizado na Avenida Jóquei Clube, foi preso juntamente com um eletricista que fazia uma ligação irregular de energia após corte feito pela Eletrobras.

Também foi descoberto um esquema de para desvio de energia em apartamentos de um condomínio de luxo da zona leste da capital. A Eletrobras que já monitorava os pontos, suspeita que a ligação clandestina ocorria há cerca de cinco anos.

No dia 04 de outubro dois irmãos empresários foram presos, um deles na zona norte e outro na zona sul de Teresina, ambos são proprietários de depósitos de bebida. Dois dias depois, o proprietário do restaurante Casarão, Humberto Marques Castelo Branco, também foi detido pelo mesmo crime. 

Sarah Menezes estreia com vitória, mas perde a medalha nas Olimpíadas

  • Foto: DivulgaçãoSarah MenezesSarah Menezes

A judoca Sarah Menezes estreou nas Olímpiadas do Rio de Janeiro vencendo a bel Van Snick. Mas, já no segundo combate, a piauiense não teve o mesmo sucesso e perdeu a chance de ganhar o ouro para a cubana Dayaris Mestre Alvarez, após sofrer punição durante a luta. Na disputa pela medalha de bronze, Sarah perdeu para a mongol Urantsetseg Munkhbat.

Taxistas pedem segurança após morte de companheiro 

Pedro Manoel de Oliveira Neto, 37 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava, no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina. Ele foi atingido por engano, pois os tiros eram destinados aos passageiros do veículo. O fato causou indignação e a categoria realizou manifestação na Avenida Marechal Castelo Branco pedindo mais segurança aos trabalhadores.

Greve dos bancários

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Bancos em Teresina em greveBancos em Teresina em greve

Pedindo reajuste salarial e melhores condições de trabalho, bancários fizeram greve por trinta dias em todo o país. No Piauí, o Sindicato dos Bancários aderiu ao movimento no dia 02 de setembro. Agências sem atendimento e centenas de reclamações da população que precisou dos serviços no período que coincidiu com a campanha eleitoral.

Mais de 6 mil registros de incêndios no Piauí 

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Incêndio no terreno do shopping Rio Poty em TeresinaIncêndio no terreno do shopping Rio Poty em Teresina

Seca, altas temperaturas e falta de estrutura no Corpo de Bombeiros resultaram em mais de seis mil focos de incêndios registrados no Piauí nos primeiros meses do B-R-O BRÓ. Famílias em povoados próximos à capital ficaram desabrigados após terem suas casas destruídas pelas chamas. Em apenas um dia, foram registradas doze chamadas ao Corpo de Bombeiros em Teresina.

O Governo do Estado decretou estado de emergência para atender as vítimas do incêndio e tentar dar mais apoio ao combate às queimadas. Foram enviados helicópteros de três estados e do exército para dar suporte aos municípios mais prejudicados.

Estudante morta por PM em Valença

  • Foto: FacebookSuellen Velório de Suellen e a menina antes da tragédia 

O policial militar do Ceará Rafael do Nascimento de Oliveira Rosa matou a estudante de direito Suellen Marinheiro Lula, 21 anos, com um tiro na cabeça quando foi impedido de entrar em uma festa que acontecia na churrascaria da família de Suellen, na cidade de Valença.

O policial tentou entrar no local sem pagar, dando a famosa “carteirada”. O irmão de Suellen que é cabo do Exército tentou impedir a entrada do soldado, imediatamente Rafael sacou a arma e atirou. O disparo acertou a cabeça da jovem que morreu no local.

Ex-procurador Emir Martins é preso

  • Foto: Facebook/Emir Martins Ex-procurador Emir Martins Ex-procurador Emir Martins

O ex-procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Emir Maia Martins Filho, foi preso acusado de desvio de dinheiro público, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro cometidos durante sua gestão nos anos de 2004 a 2008. O filho de Emir, o advogado Tiago Sauders Martins também foi preso junto com a nora e a ex-esposa do ex-procurador, Susyane Araújo Sauders e Maria da Glória.

Sucessivas explosões de caixas eletrônicos

Entre os meses de setembro e novembro foram registradas oito explosões de caixas eletrônicos somente em Teresina. Supermercados, agências bancárias, universidades públicas e privadas foram alvos de quadrilhas que percorreram o Piauí. O secretário da Segurança Pública, Fábio Abreu associou as ocorrências ao furto de explosivos no Maranhão, que não foram recuperados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Bandidos fortemente armados explodem caixa eletrônico na Universidade Federal do PiauíBandidos fortemente armados explodem caixa eletrônico na Universidade Federal do Piauí

Em menos de 24 ocorreram explosões de caixas eletrônicos no bairro Dirceu, em Teresina e em Picos. Dias depois que Abreu disse “que a partir de agora os assaltos a bancos e caixas eletrônicos vão passar um tempo sem incomodar a sociedade piauiense”, devido à morte de “Bara” apontado como chefe da quadrilha responsável pelos crimes dessa natureza no Piauí.

Funcionário da Ferronorte atingida na cabeça durante tentativa de assalto

Hiasnayra Patrícia Nunes de Carvalho carrega as marcas da violência no corpo. A funcionário da Ferronorte foi atingida com um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto à empresa ocorrida na tarde do dia 01 de novembro. Após passar vários dias na UTI, a jovem voltou para casa, mas ainda tem dificuldades na fala e no movimento de um dos braços.

Presos suspeito de fraude no concurso dos Bombeiros 

Mais uma grande fraude em concurso público descoberta pelo grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) este ano. Durante a Operação Vigiles, 27 pessoas foram presas suspeitas de participar do esquema fraudulento no concurso para bombeiro militar realizado em 2014. Entre os presos estava o advogado Evilásio Rodrigues, que já estev envolvido em esquemas semelhantes nos certames do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Justiça.  

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil Presos na Operação VigilesPresos na Operação Vigiles

Algumas das pessoas presas já estavam no curso de formação dos bombeiros, outras estavam classificadas para serem chamadas posteriormente, além de fiscais, um funcionário do Hospital Universitário da UFPI e um agente da Strans. [Relembre a lista dos presos].

 Governadores conseguem repasse da repatriação 

  • Foto: Marcos CorrêaWellington Dias em reunião com Michel Temer, Renan Calheiros e governadores em BrasíliaWellington Dias em reunião com Michel Temer, Renan Calheiros e governadores em Brasília

Após várias tentativas de conversas com o presidente Michel Temer, o grupo de governadores encabeçado por Wellington Dias conseguiu uma audiência em que ficou acordado a elaboração de um texto de acordo entre estados e União para o repasse do dinheiro arrecadado com as multas da chamada repatriação para estados e municípios. O principal objetivo era o enfrentamento da crise financeira.

Cabo do Bope é morto e noiva é a mandante

  • Foto: Divulgação/Polícia CivilOcionira e o cabo ClaudemirOcionira e o cabo Claudemir

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Maria Ocionira Barbosa de Sousa foi  a mandante da morte do noivo, o cabo Claudemir Sousa, alvejado com vários tiros no dia 06 de dezembro, quando saída de uma academia de musculação na zona sul de Teresina. Ela era diretora do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu e mantinha um caso amoroso e profissional com Leonardo Ferreira, funcionário da Infraero, que também é suspeito de participar de um esquema de fraudes em aposentadorias do INSS. Outras três pessoas também participaram do crime e foram presas. 

 Assalto de R$ 15 milhões na Servi-San

Dezenas de criminosos encapuzados sequestraram um dos chefes de segurança da Servi-San para facilitar a abertura do cofre da empresa e roubar cerca de R$ 15 milhões. A ação foi facilitada pelo gerente de segurança da empresa, Feliciano Mendes Sousa Filho. Ele receberia R$ 200 mil para participar da ação.  A participação de Feliciano era essencial, pois o cofre só abre com a presença dos dois gerentes, o que foi sequestrado e o que participou do crime, fingindo ser sequestrado. A farsa foi descoberta e Feliciano foi preso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.