Fechar
GP1

Saúde

Argentina autoriza vacina contra covid-19 da Pfizer

Imunização é a primeira a ser licenciada no país; ministro da saúde afirmou que laboratório estabeleceu condições 'inaceitáveis' para o distribuição de doses.

O órgão regulador de alimentos e medicamentos da Argentina (ANMAT) autorizou o uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNtech, a primeira a ser licenciada no país sul-americano, enquanto o governo negocia um acordo de prestação de serviços com aquela empresa.

“A Administração Nacional de Medicamentos e Alimentos informa que, por meio da Provisão 9210/20, autorizou o registro no Registro de Especialidades Medicinais do produto 'Comirnaty/BNT162b2', uma vacina para SARS-COV-2 da empresa Pfizer”, disse. em um comunicado nesta quarta-feira, 23.

Segundo a ANMAT, essa vacina “apresenta uma relação risco-benefício aceitável” que permite sua autorização, concedida pelo prazo de um ano sob a condição de venda sob prescrição, indicou a parte.

A Argentina participou com voluntários da fase 3 do estudo da vacina da Pfizer, mas nas últimas semanas as negociações para o fornecimento de doses pararam, informou o governo.

“Temos conversas com muitos laboratórios. A primeira com que começamos foi com a Pfizer, então temos certa frustração de que isso não saia”, lamentou nesta quarta-feira o ministro da saúde, Ginés González García, em declarações à rádio El Uncover. “Quando isso acabar, a verdade será conhecida”, acrescentou.

O ministro disse que o laboratório estabeleceu novas condições "inaceitáveis" para o fornecimento de vacinas, sem especificá-las, mas depois esclareceu que as negociações continuam e espera que "corram bem".

“O compromisso que existia era que se a Argentina colocasse voluntários, teria prioridade para negociar, mas a negociação não é fácil, ainda é um produto comercial”, disse na quarta-feira Gonzalo Pérez Marc, diretor do estudo de vacinas da Pfizer na Argentina.

No mês passado, o Congresso aprovou uma lei que concedeu ao Poder Executivo poderes para firmar contratos e cobrir a indústria farmacêutica para garantir o cumprimento dos acordos e pagamentos.

A Argentina já tem um acordo com a Rússia para o fornecimento das vacinas Sputnik V, elaboradas pelo Centro de Epidemiologia e Microbiologia Nikolai Gamaleya, que ainda não foi aprovado pela ANMAT.

Na terça-feira, um voo da Aerolineas Argentinas partiu para Moscou em busca de 300 mil doses do Sputnik V que permitirão o início da campanha de vacinação no país sul-americano. O acordo global prevê o fornecimento de 25 milhões de doses.

A Argentina também assinou convênios para fornecimento de vacinas com a Universidade de Oxford associada à farmacêutica AstraZeneca e faz parte do mecanismo Covax da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com 44 milhões de habitantes, a Argentina registra 42.234 mortes e mais de 1,5 milhão de casos de covid-19.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.