GP1

Saúde

Augusto Aras manda Pazuello abrir inquérito sobre colapso no Amazonas

Procurador-Geral da República quer que sejam apontadas 'as causas do colapso que geraram estado de apreensão local e nacional quanto à falta de insumos básicos de saúde'.
Por Estadão Conteúdo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminha na manhã desta segunda, 18, ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello um ofício requisitando a abertura de inquérito epidemiológico e sanitário para apurar causas e responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde de Manaus em razão da explosão de casos de Covid-19 no Amazonas. Segundo a PGR, o procedimento procedimento tem como base a legislação federal sobre vigilância epidemiológica, que disciplina o Programa Nacional de Imunização.

Aras quer que sejam apontadas ‘as causas do colapso que geraram estado de apreensão local e nacional quanto à falta de insumos básicos de saúde’. O objetivo da apuração é ‘permitir a definição de diretrizes capazes de impedir a repetição do quadro registrado no Amazonas em qualquer outro ente da Federação’, diz o chefe do Ministério Público Federal.

O documento contém ainda um pedido realização de auditoria junto às secretarias de Saúde de Manaus e do Estado do Amazonas, ‘tendo como foco avaliar a existência de recursos financeiros suficientes, aplicação eficiente, planejamento e regularidade na aquisição de insumos para o enfrentamento da pandemia’.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.