Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Prefeito Antonio Cinda não vai concorrer à reeleição


Prejudicado com o rombo encontrado ao assumir em janeiro de 2013 e desanimado com as dificuldades impostas pelo Governo Federal na liberação de convênios e com o congelamento dos valores das verbas de programas que permanecem as mesmas de 10 anos atrás mesmo com o crescimento da população, o prefeito Antônio Cinda, de Matias Olímpio, no norte do Estado, não vai concorrer à reeleição, embora tenha todas as chances de conquistar um novo mandato.
Imagem: DivulgaçãoAntonio Cinda(Imagem:Divulgação)Antonio Cinda
Antônio Cinda, que é do PMDB, disse que prefere se recolher da política a ter que aceitar o fato de não poder realizar um volume de obras que considera necessário para o crescimento de seu município, simplesmente porque não existem recursos. Ele disse que a situação já começou ruim quando assumiu a prefeitura porque o seu antecessor, Fogoió, não teve a menor responsabilidade com os recursos públicos que foram desviados em grande parte.

EXCLUSIVAS

Três candidatos
Antônio Cinda está decidido: não quer ser mais prefeito. Ele tem três nomes de aliados. Vai fazer pesquisas até perto da eleição. Quem estiver melhor, tudo acordado, será o seu candidato.

O rombo
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Edísio Alves Maia, conhecido como Edísio Alves Maia, conhecido como "Fogoió" 
O ex-prefeito de Matias Olímpio, Edísio Alves Maia, o Fogoió, segundo amigos de Antônio Cinda disseram a este repórter, no último domingo, deixou um verdadeiro rombo no município.

Denunciado
Fogoió foi denunciado à Justiça Federal por desvio de verbas da Fundação Nacional de Saúde e responde a processo.

Rateio
Na época de Fogoió, segundo os mesmos informantes, nos três dias que "caia" o Fundo de participação do município, o rateio era feito no banco mesmo entre a turma que mandava na prefeitura.

Vereador foi contra o partido
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos
O vereador Thiago Vaconcelos (PSB) foi criticado dentro do próprio partido, o PSB, por ter votado contra o projeto que autorizava a climatização dos ônibus do sistema de transporte coletivo de Teresina.

O que move?
Pergunta ouvida nos corredores da Câmara Municipal de Teresina, na manhã da última quinta-feira: "o que move um vereador a votar contra um projeto que climatiza os ônibus de Teresina?"

Perdeu o voto
Imagem: Rayane Trajano Ricardo Bandeira, propositor do título de cidadania ao deputado federal Marco Feliciano(Imagem:Rayane Trajano )Ricardo Bandeira
Líder comunitário que apoiou o vereador Ricardo Bandeira (PSDC), em 2012, confidenciou para um irmão que terá outro candidato em 2016, mas não vai dizer nada agora porque tem uma boquinha.

Dois motivos
O líder comunitário disse ao irmão que não vota mais em Ricardo Bandeira por dois motivos: ele propôs título de cidadão para Marcos Feliciano e votou contra a climatização dos ônibus do sisteme de transporte coletivo.

"Marcelo é o ministro certo na hora errada"
Imagem: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Marcelo Castro
A frase acima é de um dos políticos mais importantes do Piauí em conversa com este jornalista. Pediu que o seu nome não fosse revelado porque gosta muito do atual ministro da Saúde.

"Rico não rouba"
Depois de saber que uma dondoca havia sido flagrada subtraindo um frasco de desodorante em supermercado local e que tudo havia sido resolvido com a maior discrição, uma funcionária do mesmo estabelecimento se revoltou e desabafou com este jornalista: "não foi a mesma coisa que fizeram com um coitado que estava escondendo sabonete na semana passada".

Motivos óbvios
A funcionária não conseguiu apurar o nome da dondoca, mas sabe que ela foi "convidada" à gerência com a maior educação. O nome da funcionária não revelo porque com certeza seria demitida.

Histórias do Lucidão
Imagem: DivulgaçãoEx-governador Lucídio Portella(Imagem:Divulgação)Ex-governador Lucídio Portella
Era começo de Governo. Lucídio Portella foi o primeiro governador a ter uma secretaria de Comunicação Social. Antes era departamento. Brasília recomendara a criação de secretarias porque Figueiredo estava estreando o Ministério da Comunicação Social. Depois de publicar críticas em seu artigo no Jornal O Dia, José Eduardo Pereira foi chamado para ser o secretário. Fui convidado para integrar a primeira redação da secretaria. Lucídio foi a Nossa Senhora dos Remédios fazer inaugurações. José Eduardo me escalou e fui com ele num Opala preto. Na solenidade, num colégio, José Eduardo resolveu dar uma de repórter e saiu anotando os nomes dos presentes num pequeno papel para anunciar na abertura da solenidade. Ele mesmo se escalou para ser mestre de cerimônia. Começou a ler os nomes de vereadores, lideranças e foi travado pela própria letra. Lucídio não esperou pela hesitação, arrancou-lhe o papel da mão e conseguiu pronunciar o nome do vereador.


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.