Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Plano do PSD é emplacar Georgiano Neto como vice de Firmino


O plano do presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César Lima, partido ao qual se encontra filiado o deputado estadual José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, é substituir Ronney Lustosa na chapa de reeleição de Firmino Filho, pelo seu filho, deputado estadual Georgiano Neto, segundo entendimento de vereadores de Teresina, manifestado ontem pela manhã para este repórter.
Imagem: Lucas Dias/GP1Georgiano Neto(Imagem:Lucas Dias/GP1)Georgiano Neto
No entendimento desses vereadores, dois da base do prefeito e um de oposição, a direção do PSD não pretende assumir a candidatura a prefeito do deputado Dr. Pessoa, que colocou seu nome à disposição do partido e recebeu inclusive o aval para continuar trabalhando nessa direção.

"Todos sabem que Pessoa não terá espaço para ser candidato no PSD. O plano do partido é lançar o filho de Júlio Cesar como candidato a vice de Firmino", comentou com convicção um dos vereadores, muito bem votado na zona leste de Teresina.

EXCLUSIVAS

Queda de braço
Nos bastidores existe uma verdadeira queda de braço entre partidos que apoiam a administração do prefeito Firmino Filho.

Todos querem
Estão apoiando Firmino o PSD de Júlio César, PP de Júlio Arcoverde, PSB de Rodrigo Martins, PCdoB de Osmar Júnior, e silenciosamente uma parte do PTB que espera a saída de Elmano e João Vicente da Agremiação. Todos querem indicar o vice.

PP era cotado
Um dos primeiros partidos considerados estruturados que deram apoio a Firmino foi o PP, que tinha a expectativa de indicar o candidato a vice, mesmo sabendo que o PSD já estava lá com Ronney Lustosa e alguns cargos.

Concorrência aumentou
O PP estava concorrendo apenas com o PSD, mas depois começaram a chegar novos possíveis aliados, inclusive o fortíssimo PMDB.

Recados
Imagem: Lucas Dias/GP1Firmino FIlho(Imagem:Lucas Dias/GP1)Firmino FIlho
Os aliados de primeira hora começaram a mandar "recados" para Firmino Filho, insinuando que poderiam lançar candidatura própria se não conseguissem o lugar de vice.

Usando Pessoa
Imagem: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa (Imagem:Lucas Dias/GP1)Dr. Pessoa
Os três vereadores que conversaram comigo ontem, sob promessa de anonimato, disseram que a direção do PSD está "usando" a candidatura do Dr. Pessoa para forçar a manutenção da vaga de vice, que o partido já tem. Só que o nome a ser apontado é outro.

Candidatura de Evaldo é para valer
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Evaldo Gomes(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Estadual Evaldo Gomes
A candidatura do deputado estadual Evaldo Gomes a prefeito de Teresina não pode ser subestimada por nomes que no momento são considerados mais viáveis. Gomes é um articulador por excelência e já deu mostras de sua capacidade nesse campo. Quando se candidatou a deputado a primeira vez praticamente ninguém acreditava na sua eleição, mas ele "bolou" uma coligação que o levou a uma cadeira na Assembléia Legislativa para a perplexidade de muita gente.

A segunda vitória
Evaldo Gomes foi disputar a reeleição de deputado estadual em 2014 e novamente apareceram os céticos. O deputado avisou que seria reeleito e o seu partido, o PTC, puxou uma coligação que acabou duplicando a representação do partido na Assembléia. O terceiro deputado só não foi eleito porque Teresa Britto cometeu um erro de cálculo e ficou numa coligação que não conseguiu legenda. Tivesse a vereadora ficado coligada com PTC hoje seria deputada.

E agora?
Lançado candidato a prefeito de Teresina, Evaldo Gomes, ainda precisa melhorar nas pesquisas para se firmar como adversário de Firmino ou de qualquer outro nome forte, mas ele está fazendo o que sabe melhor: articular.

Obras de Firmino
Diretor de imprensa da Associação de Moradores do conjunto Morada Nova, o jornalista Paulo Pincel, reconhece a realização de importantes obras da Prefeitura de Teresina na área. Ele disse que foi feita uma academia para a terceira idade, iluminação da praça, reforma da quadra e pintura dos blocos. Paulo disse que falta apenas o asfalto.

Luta pelo mérito
Diretor jurídico da Associação de Oficiais da Policia Militar do Piauí, o major Diego Melo disse que está feito um projeto para alterar a lei orgânica da corporação, que estabelece a meritocracia para as promoções.

É o certo
Quem quer mudança para melhor, apoia essa iniciativa das associações dos policiais militares. Promoção tem que ser feita é por mérito, não por apadrinhamento político.

Muito jovem
Moradores do condomínio do PAR localizado na zona leste em frente do qual, pelo menos uma vez por semana, ficava parado um "carrão" com os vidros fechados e motor ligado, com importante auxiliar (importante mesmo) do Governo ao volante, garantem que quem entrava no veículo era uma pessoa muito jovem, muito mesmo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.